Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Site permite ao consumidor criar petição pública sem necessidade de contratar advogado

universaliação direitos humanos

Nosso selo para o site Processe Aqui

 

Brasil Progresso/Trânsito Escola – Quando o assunto é defesa de direitos nada mais justo do que ter um boa opção, e gratuita, de provocar o Judiciário para defesa dos próprios direitos.

O site Processe Aqui oferece serviço online e gratuito, isto mesmo, ao consumidor que se sentir lesado. Para provocar a Justiça, de forma rápida, sem necessidade de contratar advogado, o site permite que o consumidor preencha formulário.

Democracia consolidada

A iniciativa do site é muito bem-vinda quando a Lei 9.099/95 permite ingressar com ação sem assistência de advogado. A tecnologia proporciona qualidade de vida ao ser humano, e a informática é, sim, uma imensa ferramenta

que deve ser oferecida ao cidadão. O site Processe Aqui está fazendo sua parte com responsabilidade social, isto, é tornando viável a materialização dos direitos humanos aos brasileiros, pois o acesso à justiça é um dos direitos humanos.

 

A realidade brasileira

A burocratização, as mentalidades absolutistas e feudais ainda coexistem em pleno século XXI, no Brasil. A burocracia prejudica os cidadãos quando estes desejam se defender contra empresas imorais e repugnantes que, graças a burocracia da máquina estatal, eternamente prejudicam e infringem os direitos do consumidor e os direitos humanos.

Na esteira da realidade ignóbil que vive o povo – os que não têm condições financeiras para contratar advogados particulares – resta o socorro das defensorias públicas. Mesmo que tentem, como processo viabilizador para dar direitos humanos aos menos favorecidos socialmente, os entraves são muitos. Em muitos casos os consumidores lesados até deixam de reclamar: horas e mais horas esperando atendimento nos postos das defensorias públicas; idas e mais idas.

Por que não criar dispositivo para site, smarthphone que possibilite ver o andamento, o agendamento, o funcionamento das defensorias?

Os advogados particulares querem ganhar muito dinheiro – vivemos num mundo capitalista – e não desejam defender interesses que não rendem bons dividendos. Muitos advogados pedem para os consumidores, de baixa renda – e que são milhões no Brasil, já que existe o Bolsa Família como demonstrador de qualidade de vida no Brasil – irem nos Juizados Especiais para poderem ter seus direitos garantidos.

 

Posição da OAB

“Como regra, esses sites que preparam formulários para serem preenchidos, como se tivessem através desse formulário garantindo um direito são um engodo. Não é um formulário padrão que vai permitir que o cidadão possa efetivamente exercer esse direito que ele acredita que tenha sido descumprido”, diz o presidente seccional de São Paulo da OAB, Marcos da Costa.

“O processo não se exaure em uma simples inicial e a orientação de um profissional habilitado é imprescindível em qualquer caso, ainda que aparentemente de baixa complexidade”, diz o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Sérgio Rosenthal.  

Seguro dizer que a consulta a um advogado é importante para que o consumidor possa ser orientado corretamente. Contudo, como dito antes, muitos advogados particulares não querem defender pequenas causas – que não dá lucro – e orientam os consumidores lesados irem se socorrer na justiça gratuita (Defensoria Pública).

Como o mundo é capitalista – salve-se quem tem $ – e os constitucionalistas originários democrático sabiam muitíssimo bem sobre isto, não se obscureceu a realidade dos fatos, e a Defensoria Pública existe para garantir direitos humanos a todos os brasileiros, no caso os hipossuficientes.

art. 5º, inciso LXXIV, da CF/88, "o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos."

art. 134, "a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º, inciso LXXIV."

Com os Juizados Especiais, que podem ser cíveis ou criminais, uma nova realidade passou a existir: a de que a justiça é realmente para todos, mesmo que o cidadão comum desista pela demora (ineficiência, artigo 37, da CF/1988).

No Brasil é assim, quanto mais se desburocratiza e viabiliza o acesso à justiça, mais há opositores, afinal, o Brasil tem mentalidades do século XVIII.

 

A posição TJ-RJ

O site do TJ-RJ dá exemplo que é possível tornar menos burocrático o processo de democratização dos diretos humanos no Brasil. No próprio site é possível imprimir um formulário de reclamação do consumidor específico para aeroportos (Visualizador do Google Drive). Ora, se o próprio judiciário permite e viabiliza (torna menos burocrático) a reclamação do consumidor por meio eletrônico, não há o porquê cercear o site Processe Aqui.

 

Passo a passo

image

Primeiro é preciso se registrar no site com os dados pessoais, depois há formulário para ser preenchido pelo próprio reclamante (consumidor) contra a reclamada (empresa).

Completando o registro, o usuário receberá e-mail para confirmação de cadastro. Atenção! Como há prática de estelionatários você só deve clicar sobre o link somente quando efetuado o registro.

image

Nas imagens abaixo você deve preencher os campos

image

image

image

image

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.