Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) lotaram as galerias da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 5. Eles entregaram um dossiê aos deputados estaduais apresentando a situação pela qual vem passando a categoria que recebe R$ 687 de salário já com as gratificações, sendo o menor do país.
Em greve desde a última segunda-feira, 3, a categoria luta desde janeiro para marcar uma reunião com o chefe do Executivo.
“A secretária do governador em exercício Jackson Barreto, nos informou que tentaria agendar um encontro para esta quarta-feira, 5, mas ficamos sabendo que ele viajou para Brasília para tratar do Proinveste. Desde janeiro estamos tentando negociar a nossa pauta de reivindicações, mas até agora nada. O secretário Chico Buchinho nos recebe, mas há uma grande distância entre ouvir e colocar em prática”, lamenta o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), Thiago Bomfim.
“Nós viemos pedir um apoio aos deputados estaduais e trouxemos um dossiê com explanações sobre a situação pela qual os servidores do Detran em Sergipe está passando. Lutamos por melhores condições de trabalho e por melhores salários. Para se ter uma ideia, cerca de 90 estagiários estão realizando serviços que deverão ser feitos por servidores.
E o pior é que em funções diferenciadas. Temos casos de estagiária de Nutrição estar entregando documentos. Recebemos o menor salário do país. No Estado de Alagoas, por exemplo, os servidores do Detran recebem 300% a mais do que a categoria de Sergipe”, enfatiza o sindicalista.
No documento entregue aos parlamentares, o Sindetran quer saber para que está servindo a arrecadação do Detran.“Será que é para o pagamento arbitrário e abusivo de diárias que acompanhamos recentemente e para a contratação irregular de estagiários? Esse dinheiro deveria ser investido em melhores salários para os servidores, em saúde, em estruturas que protejam os servidores do sol e da chuva e em equipamentos de segurança modernos. Lutamos por melhores remunerações, mas também por dignidade, por um ambiente de trabalho saudável e seguro, por transparência na direção da autarquia”, desabafa.
Da tribuna, o deputado Samuel Barreto (PSD), leu o documento e lamentou a situação dos servidores do Detran. “Interessante o Governo do PT tratar os servidores e os servidores e os usuários do Detran. A arrecadação é uma das maiores e os salários, os piores do país. É inversamente proporcional o que o Governo de Sergipe vem fazendo dentro do Detran. Aqui em as taxas são todas acima dos R$ 100”, destaca Capitão Samuel.
No ato que os servidores realizaram na última segunda-feira nas proximidades do Palácio dos Despachos, o secretário de Estado da Articulação Política e Relações Institucionais, João Francisco dos Santos [Chico Buchinho] afirmou que “houve uma portaria da Procuradoria Geral do Estado (PGE) informando que o Detran não pode dar reajuste, pois o caixa é único e o governo está no limite prudencial e que por este motivo as reivindicações da categoria não podem ser atendidas”.
Por Aldaci de Souza
Infonet - Política - noticias - Servidores do Detran entregam dossiê aos deputados