Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Polícia investe em tecnologia para reprimir criminalidade

   Portas trancadas, cadeados, câmera de vídeo... mas não adianta. Quem será a próxima vítima?

Nos últimos meses, na Grande Vitória, as cenas se repetem. Em um dos assaltos, em uma loja de material de construção, a ação dos bandidos foi rápida: em poucos minutos eles ameaçaram os funcionários, levaram todo o dinheiro do caixa e não se preocuparam com a câmeras de segurança.Só nesta loja são 16.

As ocorrências são cada vez mais frequentes e quem está dentro da viatura diz que não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo e também percebe que os criminosos estão mais ousados.

"Os criminosos estão mais ousados e mais violentos nas suas ações. O policial se sente desmotivado e frustrado. Ele tem uma missão de defender a sociedade com o risco da própria vida, mas essa missão ele não está conseguindo cumprir", conta o policial militar Djalma Cavati.

Na região metropolitana de Vitória, ano passado, a média foi de 90 assaltos por dia. Em uma loja, bandido parece cliente: está sempre voltando. Já foram 11 assaltos.

Além de viaturas, armas, mais policias nas ruas, a tecnologia também pode ajudar a polícia. No Espírito Santo, o telefone celular virou ferramenta de trabalho. Funciona assim: imagine uma blitz no trânsito. Para conferir os dados do suspeito, basta digitar o nome completo no telefone e rapidamente as informações aparecem: altura, cor da pele, cor do cabelo, nome do pai, nome da mãe... e se a pessoa tem passagem pela polícia.

Nas mãos do cidadão o celular também pode ajudar a segurança pública. No Espírito Santo, qualquer pessoa pode saber se um carro foi roubado ou não. Cerca de 13 mil pessoas já baixaram o aplicativo que é de graça, é só digitar a placa do veículo, para receber todas as informações do banco de dados do Detran.

Quem sabe assim, com tecnologia e a parceria da população os criminosos parem de roubar a cena.

Fonte G1


Trânsito Escola – Se o aplicativo realmente funcionar será uma ajuda enorme para os cidadãos e para a própria polícia. Claro que a tecnologia é sempre importante, mas se faz sempre necessário a presença de policiais militares nas ruas para coibir ações criminosas.

Para ter acesso ao aplicativo acesse aqui.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.