Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

As intransigências (de algumas) das igrejas evangélicas

Brasil Progresso/Trânsito Escola – Não é de hoje que muitos ateus e outras religiões, não evangélicas, não gostam de evangélicos, que por sinal é uma generalidade por culpa de alguns fanáticos.

imageFotografia de um televisor exibindo o momento em que Sérgio von Helde chuta a estátua

A Constituição Federal de 1988 diz que o Estado é laico, ou seja (dicionário Houaiss):

  • “que ou aquele que não pertence ao clero nem a uma ordem religiosa”.
  • “que ou aquele que é hostil à influência, ao controle da Igreja e do clero sobre a vida intelectual e moral, sobre as instituições e os serviços públicos”.

O Estado brasileiro não está vinculado a qualquer ordem religiosa, que muito cerceia a liberdade de expressão, intelectual, científica.

Record exibe imagens da Globo e acusa "O Canto da Sereia" de propaganda religiosa

Sabemos que numa Democracia consolidada, os Direitos Humanos e a Dignidade da Pessoa humana são alicerces importantíssimos na vida de um povo. Ambos impedem qualquer lei, ação que possam cercear o ser humano, diminuir a sua importância, enquanto ser livre, pois as leis foram criadas pelo homem, assim como os sensos de “vergonha”, “feio”, “bonito”, “ridículo”.

imageO Brasil poderá ser, sim, um Estado Ditador se permitirmos que religiões ditem comportamentos aos cidadãos. Qualquer religião que tenta cercear outras religiões é considerada ditadora, opressora, sectarista, e não são confiáveis aos olhos de pessoas sensatas.

 

image

“Cuidado com o líder que rufa os tambores da guerra para urgir os cidadãos em fervor patriótico, pois o patriotismo é realmente uma espada de dois gumes. Ele tanto encoraja o sangue, como também encolhe a mente. E quando os tambores da guerra alcançam uma tensão e o sangue ferve com ódio e a mente se fecha, o líder não terá necessidade de assumir as obrigações de cidadão, que infundidos com medo e cegados pelo patriotismo, oferecerão todos os seus direitos para o líder com satisfação. Como vou saber? Por isso, já basta. E eu sou Julio César”.

Se pegarmos a frase dele e adaptarmos para os fanáticos religiosos ficará assim:

“Cuidado com o líder que rufa os tambores da guerra para urgir as religiões em fervor religioso, pois a religião é realmente uma espada de dois gumes. Ela tanto encoraja o sangue, como também encolhe a mente. E quando os tambores da guerra alcançam uma tensão e o sangue ferve com ódio e a mente se fecha, o líder não terá necessidade de assumir as obrigações religiosas, que infundidos com medo e cegados pela religião (líder ou líderes), oferecerão todos os seus direitos para o líder com satisfação. Como vou saber? Por isso, já basta. E eu sou Julio César!”

Se permitirmos que certas religiões ditem comportamentos, o Brasil estará retornando a Idade Média com perseguições a tudo que seja contra os preceitos da religião dominante. Muitos historiadores atuais dizem que a Idade Média não foi a Idade das trevas, como fora conceituado antes. Houve desenvolvimento artístico, científico e filosófico. Mas em qualquer era humana houve desenvolvimento seja lá qual for. O que se aponta como Idade Negra foi a dominação da Igreja Católica na condução da vida do povo, quase a Europa toda.

Tudo era pecado: uso de ervas medicinais, gays, sexo etc. Quem não seguisse a histeria coletiva religiosa, ao pé da letra, na fogueira era lançado. A intolerância religiosa é a mais baixa vibração da alma humana. É o verdadeiro “descer do anjo”. Perseguições e intolerâncias religiosas representam condutas trogloditas e não de pessoas civilizadas.

Mas devemos nos ater que seja evangélica ou não qualquer religião que cerceia o livre pensamento e conduta – desde que tais condutas não sejam de sectarismo, preconceitos, incitação a violência – toda e qualquer religião é falsa, pois religião deve promover o bem comum, a paz, a tolerância. Chega de guerras!

Saiba mais:

Intolerância religiosa – Wikipédia, a enciclopédia livre

Caça às bruxas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Abaixo-assinado Perseguição Religiosa em Geral

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.