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sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Qual o valor e importância real do instrutor de trânsito? II

Trânsito Escola – Dando prosseguimento ao tema (Qual o valor e importância real do instrutor de trânsito? ~ Trânsito Escola ou aqui Qual o valor e importância real do instrutor de trânsito? « Trânsito e Conhecimento – Leis de trânsito), agora traz demonstrativos de convenções coletivas para instrutores de autoescolas e respectivos pisos salariais.

Como podemos notar, nos diferentes pisos salariais, alguns pisos começam a chegar perto, do real valor do instrutor, que ao meu pensar é de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) – necessário frisar piso salarial e não piso mais hora (s) extra (s), ou piso salarial mais hora aula - assim como a de outros educadores - o que dizer dos professores de redes públicas de ensino e seus míseros salários? -, afinal, no Brasil, quem educa não é valorizado, seja em remuneração ou valor social:

Abaixo os pisos salariais em cada região do Brasil. Notem as datas das convenções. Notem também as diferenças salariais entre os empregados de autoescola (CFC). Não desvalorizando os demais, mas há casos em que instrutores têm pisos salariais menores que outros trabalhadores.

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Convenção Coletiva de Trabalho no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2012 e a data-base da categoria em 1º de janeiro.

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As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 1º de maio de 2011 a 30 de abril de 2012 e a data-base da categoria em 1º de maio.

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As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 1º de novembro de 2011 a 31 de  outubro de 2012 e a data-base da categoria em 1º de novembro

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Como podem ver, alguns sindicatos, em suas convenções coletivas, oferecem pisos salariais mais altos. Por quê?

  1. Região e poder aquisitivo – há regiões que por suas características sociopolíticas (portos, polos indústrias etc.) podem oferecer pisos salariais mais altos que outras regiões;
  2. Participações de instrutores de trânsito nas convenções coletivas – sindicato não tem força de representatividade da classe trabalhadora se os próprios sindicalizados não agem para fortalecer a atuação do próprio sindicato. É preciso participar das convenções coletivas e todos os processos que dizem respeitos aos direitos do empregado, além disto, é preciso fiscalizar as contas, a administração do sindicato para saber dos gastos, ou seja, onde vão parar (o dinheiro) as contribuições sindicais. Fiscalizar é sempre preciso;
  3. Região e valorização do profissional – não aprece, mas cada região, população, tem graus de valorizações conforme o tipo de profissional. Somente com união dos profissionais (instrutores de trânsito) junto com os respectivos sindicatos é que se pode mudar a imagem, quando negativa, dos profissionais em questão.

Defendo a importância do instrutor de trânsito nas relações interpessoais – já que o instrutor pode responder processo administrativo quando comprovado ineficiência didática ao (s) aluno (s), este em caso de acidente automobilístico -, que a meu ver, é o único profissional que responde por negligência profissional, corrige-me se eu estiver errado, neste caso. Docentes respondem por erros de seus ex-alunos? Logo, o instrutor de trânsito diante de exigências frente às novas ideologias e leis em matéria de trânsito terrestres, o colocam em situação de suma importância nas relações sociopolíticas, na formação e despertamento de virtudes humanas. Como se espera destas exigências, nada mais justo que ter salário (piso salarial) digno a sua importância.

Aliás, não falo por mim em minhas concepções. Analisando os casos de acidentes de trânsito versus saúde pública e economia nacional, a OMS e ONU já relataram a importância de políticas públicas para minorarem os acidentes de trânsito dado os inúmeros cômputos de acidentados mundialmente e os gastos orçamentários com as vítimas de trânsito. Contudo não se firma apenas em gastos orçamentários das nações, mas os prejuízos psíquicos decorridos da barbárie no segmento social trânsito terrestre e suas influências negativas na saúde física e psíquica de cada cidadão.

Assine petição pública de Trânsito Escola

Se você é instrutor de trânsito, ou apenas cidadão consciente da importância deste profissional, assine a petição pública para fixar piso salarial unificado nacional de quatro salários mínimos, independentemente ser instrutor teórico ou prático de direção.

Acesse o link abaixo

Abaixo-assinado Piso salarial unificado para instrutor de trânsito

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