Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2012

Caminhada marca Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito

Caminhada marca Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito

Da Redação
Agência Pará de Notícias

A violência no trânsito mata todos os anos quase 1,3 milhão de pessoas no mundo, fere e incapacita mais de 50 milhões e, é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos. Nesse triste painel, o Brasil responde por 400 mil acidentes de trânsito, que deixam 619 mil vítimas não fatais e 38 mil mortos. No Pará, esses números não são muito diferentes: de janeiro de 2008 a julho de 2011 foram mais de 4.600 mortes decorrentes de acidentes de trânsito, sendo 494 só na capital.

O número alarmante de mortes em consequência da violência no trânsito em  todo o mundo levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a instituir, em 2005, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, comemorado em 21 de novembro. E  para a marcar a data, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) promove, com a ajuda de entidades parceiras, e sempre no terceiro domingo de novembro, uma programação especial com intuito de relembrar os casos de pessoas que tiveram, de alguma forma, suas vidas afetadas por estas tragédias.

Neste domingo, 18, a partir de 7h, uma caminhada sairá da Escadinha da Estação das Docas até a Praça da República, onde haverá um culto ecumênico, seguido de atividades de conscientização social com o tema “Agora é hora de aprender com o passado – vamos fazer 2011 a 2020 uma década para relembrar”. “O nosso objetivo é homenagear as vítimas fatais e lembrar as consequências do abalo emocional provocado nas famílias que têm um membro vitimado por essa tragédia, bem como estimular a sociedade a adotar medidas efetivas para a segurança viária”, pontua Alessandra Andrade, coordenadora de Educação no Trânsito do Detran.

PROGRAMAÇÃO:

07h00 – Concentração na escadinha da Estação

07h30 – Saída com destino à Praça da República

08h00 – Culto Ecumênico em homenagem às vitimas de trânsito e seus familiares

09h00 – Ações educativas e informativas sobre o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, com participação do Detran, CTBel, Samu, Sespa, Sesma, Hospital Metropolitano e Associação Paraense de Motociclistas (Aspamoto)

12h00 – Encerramento

Texto:
Edson Matoso - Detran
Fone: (91) 3214-6262 / (91) 9100-0495
Email:
asdecom@detran.pa.gov.br

Departamento de Trânsito do Estado do Pará
Rodovia Augusto Montenegro, s/nº, km 03. Belém-PA. CEP: 66640-000
Fone: (91) 3214-6253/6256
Site:
www.detran.pa.gov.br Email: jose.neto@detran.pa.gov.br

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.