A Fórmula 1 quer copiar o Código de Trânsito Brasileiro e adotar um sistema de pontos aos pilotos infratores, segundo a revista inglesa Autosport. A medida ultrapassaria inclusive os limites da pista e também ficaria de olho no comportamento de cada um no Mundial.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) entende que a medida iria endurecer mais as punições, principalmente, entre os pilotos reincidentes nas barbeiragens. Além disso, uma padronização vem sendo estuda da, assim como o comportamento dos pilotos fora das pistas. A entidade não gostou nada dos palavrões de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen no GP de Abu Dabi.
O diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, disse que a ideia será apresentada às equipes antes do GP do Brasil e estabelecerá que, quanto mais grave o incidente, maior a pontuação aplicada ao competidor. Com pontos acumulados, o competidor sofreria as punições que vão até a suspensão por um GP.
— Se você acumular 12 pontos, ou qualquer coisa que seja, então vai ser suspenso por uma etapa. Esse é o tipo de questão que estamos discutindo.
Fórmula 1 estuda copiar Código de Trânsito Brasileiro - Automobilismo - R7