Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Simulador de direção será obrigatório em autoescola (CFC)

image

SÃO PAULO, SP, 24 de outubro (Folhapress) - A partir do próximo ano, as autoescolas serão obrigadas a dar aulas também em simuladores de direção. A medida será regulamentada na próxima reunião do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), marcada para o dia 31 de outubro. A ideia é utilizar tecnologias de realidade virtual para o aprimoramento do processo de formação de motoristas.

O equipamento será apresentado hoje pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e pelo ex-piloto Emerson Fittipaldi, no Salão do Automóvel de São Paulo. Os visitantes da mostra poderão experimentar a novidade.

Segundo o Ministério das Cidades, estudos feitos pelo governo norte-americano comprovaram que o uso do simulador de direção de carro pode reduzir pela metade o número de acidentes, nos 24 primeiros meses após a retirada da habilitação.

O equipamento ainda desenvolve as habilidades sensoriais e motoras do motorista, assim como os conhecimentos teóricos das regras de trânsito e o autocontrole emocional. Além disso, permitirá ao futuro motorista treinar os controles do veículo e, se colocar em situações similares as que ocorrem em vias públicas, antes das aulas práticas de volante.

O Denatran (Departamento Nacional de Transito), órgão do Ministério das Cidades, solicitou à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em 2009, a elaboração de estudos a respeito do uso simulador de direção para complementar a formação dos condutores. Os pesquisadores concluíram que o equipamento treinará os motoristas fora das vias públicas o que garantirá a sua integridade física e a do instrutor.

Nas autoescolas, a instalação do equipamento deverá estar em sala exclusiva com área mínima de 15 m² e equipada com meios de apoio ao instrutor, como assentos, mesa e monitor para a supervisão.

Os simuladores de direção são usados atualmente, em estudos e pesquisas sobre o comportamento do condutor, para desenvolvimento de novos veículos, treinamento de motoristas, aperfeiçoamento de motoristas profissionais e entretenimento.

Tr穗sito-Norma: Autoescolas ter縊 aulas com simulador de dire鈬o no primo ano - Jornal A Cidade \ Editorias \ Brasil & Mundo - Seu jornal. Sua cidade.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.