Pesquisar este blog

sábado, 27 de outubro de 2012

Estradas com sensores de indução no asfalto

image

Não basta apenas os carros se equiparem com mais dispositivos de segurança. É preciso também quem as rodovias sejam mais bem cuidadas e possam oferecer para o motorista o que há de mais moderno em termos de tecnologia para tornar o tráfego mais seguro.

Uma das ideias é a adoção das chamadas “Glowing Lines” (“linhas brilhantes”, em tradução direta). A proposta é usar um tipo de pintura luminosa para fazer com que a visibilidade para os motoristas seja ainda maior à noite. O resultado final ficaria mais ou menos como o que você vê na foto acima.

image

Outra ideia é adotar luzes com sensor de reconhecimento em estradas. Isso evitaria, por exemplo, que postes de iluminação ficassem ligados o tempo todo em estradas com tráfego pouco intenso, permitindo que elas se acendessem apenas quando um veículo se aproxima.

Por fim, outra ideia ainda mais futurista, é a de criar estradas com sensores de indução no asfalto. Eles serviriam para recarregar a bateria do carro enquanto você dirige. As soluções apresentadas pelo Studio Roosegaarde and Heijmans Infrastructure venceram uma competição holandesa de design e a equipe espera que algumas delas já possam ser colocadas em teste a partir do ano que vem na Europa.

Fonte: Studio Roosegaarde and Heijmans Infrastructure

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.