O engenheiro paquistanês Agha Waqar Ahmed anunciou uma descoberta que pode ser a solução para a crise de energia de seu país. De acordo com jornais locais, Ahmed teria dirigido um carro movido a água no final de julho, na frente de uma plateia composta por membros do governo paquistanês, cientistas e jornalistas na capital do país, Islamabad.
Segundo Ahmed, o segredo de sua descoberta estaria no processo da eletrólise, no qual uma corrente da bateria passa por meio da água destilada, separando o hidrogênio e o oxigênio presentes na estrutura molecular da água. A partir daí, o motor poderia utilizar o hidrogênio resultante da quebra para alimentar o carro.
O anúncio, no entanto, não convenceu autoridades científicas do país. De acordo com Khurshid Hasanain, chefe do departamento de Física da universidade de Quaid-i-Azam, em Islamabad, a descrição do processo inventado por Ahmed não faz sentido. De acordo com as leis da termodinâmica, queimar o hidrogênio resultante da eletrólise não pode gerar mais energia do que a necessária para realizar o processo de quebra das moléculas de água.
Fonte: Time
A água doce está escassa no mundo, mais de 40% da população mundial está sem acesso a água, o ouro branco agora é água doce. Mesmo que seja uma boa ideia, não vai melhorar a vida do ser humano. É preciso melhoria de distribuição de renda, oportunidades de pessoas ingressarem em instituições de ensino, deslocar a massa humana confinada em megametrópoles para áreas de interior, mas dar condições de infraestrutura. Trabalhar perto de casa é mais benéfico para o cidadão, para a economia e a vida na Terra.