Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Wanderléa é a estrela da campanha de Proteção ao Pedestre da Prefeitura de São Paulo

imageNesta fase a campanha, assinada pela nova/sb, tem foco no gesto de travessia.

A campanha de Proteção ao Pedestre da Prefeitura de São Paulo tem nova estrela, a cantora Wanderléa. No novo comercial, que estreia esta semana, a cantora aparece ao lado do já conhecido Homem-Faixa. Além do filme, a campanha é composta por anúncios impressos, web e mídia indoor.

Após completar um ano, a Campanha de Proteção ao Pedestre foca agora no gesto de travessia ou da mãozinha, como também é conhecida, que deve ser feito nas faixas onde não há semáforo. No filme, o Homem-Faixa aparece em uma via e avisa: “os atropelamentos estão diminuindo em São Paulo, mas a gente precisa melhorar. Por isso eu chamei a minha amiga Wanderléa pra me ajudar”. Ela entra em cena e diz: “quando for atravessar a rua, sempre na faixa, estenda a mão, avisando os motoristas”. O Homem-Faixa volta a falar e convida Wanderléa a cantar um trecho da sua famosa música “Pare o casamento”. Juntos cantam o trecho que diz “pare, agora” e fazem o gesto de travessia. No final, um off reforça: sinalize sempre nas faixas onde não há semáforo.

Gravado no centro de São Paulo, o filme é assinado pela nova/sb, agência comandada por Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli, responsável por toda a campanha. "Escolhemos Wanderléa por conta da música que tem o refrão ‘pare agora’ e por ela ser uma artista conhecida e querida por um amplo público", diz Ricardo Furriel, VP de criação da nova/sb.

O sinal de travessia, que deve ser feito da calçada, consiste em esticar o braço à frente do corpo, indicando aos motoristas que há a intenção de atravessar a rua. Em maio, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou os resultados de uma pesquisa sobre o respeito do condutor à prioridade de travessia do pedestre em faixas de segurança sem semáforo na capital. A conclusão principal revelou que 59,3% dos pedestres estão se sentindo mais respeitados na faixa e que 51,1% dos motoristas desejam que o pedestre faça o gesto do pedestre.

“Para melhorar ainda mais estes dados e a convivência no trânsito, queremos estimular que os pedestres usem o gesto de travessia e os motoristas respeitem este direito. Cidades como Brasília utilizaram o sinal amplamente na última década e hoje o gesto não é mais necessário na capital federal, pois os motoristas respeitam o pedestre quando ele para na guia”, explica Thiago Furtado, diretor de atendimento da nova/sb. “Em São Paulo, também queremos mudar esta atitude. Com uma pessoa carismática como Wanderléa esperamos que as pessoas percam a inibição e adaptem a sinalização no dia-a-dia”, complementa.

Programa de Proteção ao Pedestre -Lançado em maio de 2011, o programa de Proteção ao Pedestre tem como objetivo combater um dos maiores problemas enfrentado no trânsito de São Paulo: as mortes por atropelamento. Na cidade, morrem em média 650 pessoas por ano atropeladas. Por meio de um estudo, que a nova/sb solicitou à Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi constatado que uma das causas destes números está no fato de motoristas e pedestres ignorarem as 90 mil faixas de pedestres espalhadas pela cidade.

Após o programa da Prefeitura de São Paulo, que além da campanha publicitária criada pela nova/sb, incluiu ações como a implementação e revitalização de 16 mil faixas de travessia, instalação de mais de 560 semáforos de pedestres e câmeras da CET para autuar infratores, as mudanças no trânsito foram notáveis. Na 1ª Zona Máxima de Proteção ao Pedestre, que inclui o centro e a região da Paulista, área onde a campanha começou e foi intensificada, a queda foi de 38,4%. Segundo a CET, a redução é reflexo do Programa de Proteção ao Pedestre, iniciado em maio de 2011. A meta é reduzir as mortes em 50% até o fim deste ano.

Título: Pare Agora | Anunciante: Prefeitura Municipal de São Paulo | Produto: Secom 2012 | Agência: nova/SB Diretor de Arte: Hermes Jurkowitsch | Redator: Ricardo Furriel | Diretor de Criação: Ricardo Furriel | Produtora do Filme: Conspiração Filmes |Diretor de Cena: Clóvis Aidar | Produtora de Áudio: Bocaina 72 | RTV: Andrea Consoleto|Atendimento: Thiago Furtado, Juliana Midori, Karina Meneses | Aprovação/cliente: Marcus Vinicius Sinval. Link: http://youtu.be/BYA57xy8RSg.

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=205124

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.