A Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC) começa nesta segunda-feira a fiscalizar as vans escolares que rodam pelo município. A vistoria se dará pelas inúmeras denúncias que estão chegando até a ASTC, em relação às condições dos veículos e ao modo como os estudantes estão sendo transportados.
Hoje, 81 vans estão cadastradas junto à autarquia para realizar o serviço de transporte escolar em Criciúma. Porém, segundo Thiago Xavier Fagundes, responsável pelas operações de trânsito e transportes da ASTC, alguns desses veículos ainda possuem pendências.
“Falta entregar a vistoria, que é obrigatória. As principais reclamações que recebemos foram em questão de pneus carecas, vidros quebrados e tampados com papelão, velocidade excessiva e também excesso de passageiros”, explica Fagundes. De acordo com ele, as vistorias não acontecerão apenas nas escolas do município.
“Além de fazer essa fiscalização na frente dos colégios, nós também faremos pelo Centro, e em algumas ruas e avenidas da cidade. As vans que forem fiscalizadas e não estiverem cadastradas junto à ASTC serão acusadas de transporte ilegal e o veículo será retido e encaminhado ao pátio do DJ. Já as cadastradas que possuírem irregularidades receberão multas, que variam de acordo com cada infração. O valor vai de R$ 127 a R$ 191”, diz Fagundes.
Para realizar o transporte de crianças, além do motorista é preciso estar junto no veículo um monitor auxiliar, sendo que os dois precisam de um certificado de curso de transporte escolar, com 50 horas/aulas, com validade de cinco anos. O curso serve para mostrar como deve se proceder com as crianças durante o transporte, para realizá-lo com segurança.
ASTC começa a fiscalizar vans escolares - Geral - Portal Clicatribuna