A Prefeitura de Três Lagoas teve um gasto de R$ 40 mil com a reposição de placas danificadas em 2011. Somente no ano passado, a administração Municipal contabilizou cerca de 200 placas e postes de sinalização danificados. O custo para a reposição de cada sinalização é estimado em R$ 200.
“Preservar a sinalização pública é respeitar a vida, pois o objetivo das placas de trânsito é dar segurança à população. Não danificar as placas é uma questão de respeito social, de bem comum”, disse o diretor municipal do Departamento de Trânsito, Milton Gomes Silveira.
O diretor também explicou que esse tipo de ação é crime de dano ao patrimônio público, e que o Código de Trânsito atualmente prevê penalidades para pessoas físicas e jurídicas que causarem danos à sinalização.
“O mais importante é a conscientização, pois esse dinheiro da reposição de placas é gasto sem necessidade uma vez que poderia ser investido em outros setores”, destacou Milton.
SISTEMA DE CÂMERAS
A instalação da Central de Operações e Monitoramento por Câmera irá auxiliar a fiscalização e punições para esses casos. A proposta foi apresentada pela Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, como forma de ações mitigatórias da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-II) da Petrobras. A ação contempla o fornecimento de equipamentos de vídeo de monitoramento e está em processo de execução.
“A população também pode denunciar, pelo telefone (67) 3929-9910, qualquer ato de pessoas que estejam removendo placas, quebrando-as, virando-as para o lado contrário ao indicado e outras situações que danifiquem o patrimônio público”, finalizou Milton.
Portal Jornal do Povo de Três Lagoas – MS