Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2011

Todo mês, trezentas CNHs são suspensas

Excesso de velocidade é a principal causa de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas sorocabanos. De acordo com a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Sorocaba, cerca de 300 condutores têm a CNH apreendida por mês.
De um total de 39.075 infrações cometidas até agosto de 2011, 3.305 foram por excesso de velocidade superior em até 20% ao permito na via, de acordo com a Urbes -Trânsito e Transporte. Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular é apontado em segundo lugar do ranking, com 1.536 autuações. Deixar o de usar o cinto segurança, estacionar veículo em locais ou horários proibidos especificados por sinalização e avançar o sinal vermelho do semáforo aparecem em seguida.

Comparadas ao mesmo período do ano passado, as multas em Sorocaba aumentaram 9,93% em 2011. Até agosto de 2010, foram 35.546 autuações - num total de 59.536 o ano todo. Com as multas, os motoristas que somam mais de 20 pontos na carteira perdem o direito de dirigir. A pontuação equivale a cinco multas de gravidade média por alta velocidade ou a uma multa por avanço de sinal somada com mais três por excesso de velocidade.
O delegado assistente da Ciretran, Décio Tadeu Camargo Madureira, de acordo com a quantidade de multas, o condutor pode pegar de um a três meses de suspensão. "A maioria fica um mês com a CNH suspensa", afirma. Os pontos das autuações ficam registrados no prontuário do infrator por um ano, a contar da data de cometimento da infração.

Além da soma dos 20 pontos na carteira, algumas infrações gravíssimas (7 pontos) também suspendem a CNH imediatamente. "Os casos mais comuns são cometidos por motociclistas, por trafegar com o farol apagado, sem capacete ou com a viseira levantada", afirmou o delegado. Outra infração gravíssima que suspende o direito de dirigir, conforme explica Madureira, é o excesso de velocidade acima de 50% da velocidade permitida. "Esses casos são mais raros, mas acontecem".

Em 2010, 3.800 das 7 mil carteiras notificadas foram apreendidas pela Ciretran. O número praticamente se manteve este ano e até setembro, foram notificados 4.500 condutores. Destes, 2.700 tiveram a CNH apreendida, os demais apresentaram defesa ou ainda não se apresentaram ao órgão.

Reciclagem

Os motoristas que tiverem as CNH suspensas devem passar por um curso de reciclagem específico para poder voltar a dirigir. A regra do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor em 2009 e prevê a realização do curso e de uma prova teórica, que pode ser feita nos Centros de Formação de Condutores (CFC). O objetivo do curso é reeducar o condutor, que pode escolher fazê-lo de forma presencial ou à distância.

Suspensa

A soma dos pontos da CNH de uma condutora que preferiu não se identificar chega a 21, mas como ela não precisou renovar o documento ainda não o apresentou à Ciretran. Os pontos são relativos a 4 multas por excesso de velocidade e 1 por falta de cinto de segurança do passageiro. Ela afirma que todas foram registradas por radares estáticos, os chamados "móveis". "Por transitar em ruas desconhecidas, não me atentei aos lugares que estavam instalados", diz.

Apesar de ainda não ter recebido a notificação do Ciretran, ela pretende se antecipar à data de renovação de CNH, que é 2013, e fazer o curso de reciclagem o quanto antes. "Depois disso, eu tomei mais precauções no trânsito, para não me envolver em nada grave. Também evito pegar estrada, enquanto não faço o curso", revela. A Urbes - Trânsito e Transporte informa que divulga periodicamente a lista de endereços com os radares fixos e estáticos no site www.urbes.com.br.


FONTE: JORNAL CRUZEIRO DO SUL
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.