No site, há fotos e endereços dos locais das blitzes clicadas e enviadas de celulares para ser compartilhadas com quase 2.000 "amigos" cadastrados.
Um perfil chamado "Blitz Curitiba" foi criado no Facebook para "dedurar" as operações de fiscalização no trânsito e evitar que motoristas da cidade sejam parados. O perfil contém fotos e endereços dos locais das blitze clicadas e enviadas de celulares para ser compartilhadas com quase 2.000 "amigos" cadastrados. A divulgação é ilegal, mas no perfil os criadores defendem a difusão da informação para impedir flagrantes. A denúncia é de reportagem do Uol.
"Chegou a hora de usar a Internet a nosso favor! Já passou da época onde ela era usada apenas para se comunicar com amigos e receber fofocas. Agora, será a nossa maior aliada para desviar de batidas policiais inesperadas. Compartilhe fotos, mande endereços ou dê check-in no local onde se encontra a blitz. Vamos ajudar quem está dirigindo com a habilitação vencida, quem teve a CNH caçada e os adeptos às baladas", diz a mensagem, numa defesa direta à prática de vários crimes e delitos de trânsito que resultam em apreensão do veículo ou cassação da carteira de habilitação.
Posts recentes do site ilegal apontam que os frequentadores informaram a realização de blitze na noite desta quinta-feira, uma da Polícia Rodoviária Federal, no antigo trecho urbano da BR-116 (Linha Verde), e outra na rua Ubaldino do Amaral, na região central de Curitiba.
A reportagem lembra que o perfil surge justamente um momento em que a polícia está aumentando o número de operações semanais em Curitiba, principalmente em regiões próximas a bares e casas noturnas. São pelo menos três delas a cada sete dias desde o final do mês passado. Somente no primeiro semestre deste ano, mil motoristas foram flagrados alcoolizados, segundo dados do BPtran (Batalhão de Polícia de Trânsito).
Por conta dessa quantidade de motoristas flagrados, o BPtran desencadeou a operação "Lei Seca" de intensificação das fiscalizações. As operações não têm data para terminar. O comando do BPTran informou que o site já está sendo investigado, assim como a identificação dos responsáveis por ele.
"A pessoa que cria um espaço desse acaba prestando um desserviço à sociedade. As blitzes não são apenas focadas no trânsito. Elas servem para encontrar carros roubados e tirar de circulação pessoas que estão com mandando de prisão. Eu lamento que pessoas tenham esse tipo de cultura, já que o que a sociedade mais quer no momento é segurança", afirmou o comandante do BPtran, tenente coronel Leomir Mattos de Souza, em entrevista ao repórter Dimitri do Valle, do UOL.
FONTE: BEM PARANÁ
TRÂNSITO ESCOLA
É LASTIMÁVEL A CONDUTA DO RAPAZ UMA VEZ QUE INSENTIVA À ILEGALIDADE, DESORDEM. A SOCIEDADE EM SI PRECISA DE REGRAS, MAS REGRAS QUE IMPESSAM PESSOAS DE MÁ ÍNDOLE VIOLENTAR OS DIREITOS ALHEIOS. QUEM ASSIM AGE – NO CASO DO DONO DO PERFIL – ESQUECE QUE ESTÁ AGINDO CONTRA ELE MESMO E CONTRA SEUS FAMILIARES UMA VEZ QUE DANDO LOCALIZAÇÃO DE BLITIZES FAVORECE A BANDIDAGEM DE BUSCAR TRAJETOS ALTERNATIVOS. NISSO PODE ESTAR NO CARRO UM SEQUESTRADO, POR EXEMPLO.
