Eunápolis - A Semana do Trânsito é comemorada anualmente entre 18 a 25 de setembro. Todos os Órgãos ou Entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito participam das atividades dessa semana. A Polícia Rodoviária Federal, O SEST/SENAT, SMTRAN-Superintendência Municipal de Trânsito, APROVEL e Auto Escola Destak, realizaram campanhas educativas. A situação do trânsito na cidade é caótica em todos os sentidos e continua ao "Deus dará".
A Sinalização de Trânsito:
Além dos poucos semáforos, não há mais nada: as faixas de pedestres estão invisíveis e não há sinalização em praticamente todas as ruas da cidade. Nos cruzamentos vale o bom senso e a cortesia do motorista. O Trevo da saída para Porto Seguro é uma verdadeira desordem, pondo em risco a vida de todos.
Pedestre:
Para o transeunte não há quase espaço nas calçadas mal conservadas e cheias de obstáculos: exposição de mercadorias das lojas, vendedores ambulantes, mesas e cadeiras e estacionamento de veículos, faz com que o pedestre tenha que andar pelo meio da rua, exposto a atropelamento.
Motoristas e ciclistas:
Esses fazem o que querem no trânsito: Avança sinal fechado, ultrapassa pela direita e estaciona em parada de ônibus e calçadas, em especial os maus mototaxistas. Os ciclistas só andam na contramão, em total desobediência às Leis. O comandante da PM, Tenente-coronel Roosewelt Salustiano, prometeu em 03/08/2011, que iria orientar a seus comandados a coibir tais práticas, forçando aos ciclistas obedecerem as Leis de Trânsito. Até o momento nada foi feito.
A fiscalização e orientação de Trânsito:
Palavras inexistentes no município. A SMTRAN-Superintendência Municipal de Trânsito está criando a Guarda Municipal, que deverá cuidar do trânsito da cidade, só que a passo de tartaruga. Enquanto nada é feito para curar as mazelas do trânsito, a Polícia faz a sua parte, autuando os motoristas e abastecendo os cofres do Governo, que irá precisar de muito dinheiro para gastar nas próximas eleições.
Portanto, Na Semana do Trânsito, aqui em Eunápolis, não houve nada a comemorar, infelizmente.
FONTE: http://www.sitepopular.com.br/noticias/blogsp/transito_eu250911.html
