Tem ônibus correndo demais pelas ruas de São Paulo. “Você quer ter uma viagem legal e já pega o ônibus lotado. O cara ainda corre e você fica batendo um no outro. Se você também bater no ônibus, você também pode se machucar”, comenta o garçom João Henrique da Silva.
“Se você está dentro do ônibus e o motorista está acelerando, a gente se sente insegura. Pode ocorrer um acidente”, acredita a operadora de telemarketing Mariana Marinho Pereira.
No ano passado, na capital, os ônibus responderam por 20% das mortes de pedestres. Uma lei municipal prevê que até 2012 eles deverão rodar com um painel para que os passageiros possam acompanhar a velocidade.
“Ele tem o conforto de saber que o veículo está sendo conduzido em uma maneira e em uma velocidade segura, mas ao mesmo tempo aquele equipamento acaba servindo para que possa fiscalizar e até denunciar um possível motorista que esteja conduzindo o veiculo em uma velocidade inadequada”, explica Simão Saura Neto, superintendente de serviços veiculares da SPTrans.
“Passa mais segurança para o usuário. É uma maneira de o usuário também estar monitorando o motorista, sabendo qual é a velocidade permitida”, diz o consultor de vendas Márcio Atanásio.
“É legal. Os passageiros ficam acompanhando nossa condução e eles vão opinando se está bom ou não”, comenta o motorista de ônibus Sérgio Antonio da Silva.
Se o passageiro denunciar e o excesso de velocidade for comprovado, a empresa será multada em R$ 720. Dos 15 mil ônibus da capital, até agora 150 receberam o equipamento.
O painel é pequeno, quase do tamanho de um celular. O passageiro que estiver no meio do ônibus, por exemplo, não consegue enxergar a velocidade. “Olhando daqui, não consigo ver”, diz uma jovem. “Não reparei no o painel que indica a velocidade do ônibus”, comenta um paulistano.
“Nesses casos, você não consegue atingir 100%. Nós realmente teríamos que estar buscando viabilizar uma posição mais adequada”, afirma Simão Saura Neto, superintendente de serviços veiculares da SPTrans.
As empresas têm até dezembro do ano que vem para instalar os painéis. Depois, as multas serão aplicadas por ônibus que não tiver o painel. Em São Paulo, um promotor chegou a abrir uma página na internet para registrar as queixas. São centenas todos os meses.
FONTE G1
TRÂNSITO ESCOLA
A IDEIA É BOA, MAS SERÁ QUE ALGUÉM SE IMPORTARÁ REALMENTE?
COMO O TRÂNSITO ESTÁ CAÓTICO - DEMORADO E CONFUSO - É DE CONSIDERAR A POSSIBILIDADE DE PASSAGEIRO MANDAR O CONDUTOR ACELERAR MAIS PARA CHEGAR MAIS CEDO EM CASA. INFELIZMENTE O POVO BRASILEIRO PRECISA MAIS DE EDUCAÇÃO NO SEGMENTO TRÂNSITO TERRESTRE.
A IDEIA É BOA, MAS HÁ DE CONSIDERAR CONHECIMENTO DE VELOCIDADES NAS VIAS PÚBLICAS, POR EXEMPLO, QUANDO NÃO HÁ SINALIZAÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE VELOCIDADE MÁXIMA.
Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.
§ 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
I - nas vias urbanas:
a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:
b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;
c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;
d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;
II - nas vias rurais:
a) nas rodovias:
1) 110 (cento e dez) quilômetros por hora para automóveis, camionetas e motocicletas; (Redação dada pela Lei nº 10.830, de 2003)
2) noventa quilômetros por hora, para ônibus e microônibus;
3) oitenta quilômetros por hora, para os demais veículos;
b) nas estradas, sessenta quilômetros por hora.
§ 2º O órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas estabelecidas no parágrafo anterior.
Art. 62. A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via.
FONTE: CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO
CONHECIMENTOS DE DIREÇÃO DEFENSIVA SÃO NECESSÁRIOS PARA A PERFEITA ATUAÇÃO PASSAGEIRO, ISTO É, TER ARGUMENTOS SÓLIDOS PARA FAZER O MOTORISTA REDUZIR OU MANTER VELOCIDADE COMPATÍVEL COM A LOCALIDADE:
1) PRÓXIMO DE ESCOLAS DEVE-SE REDUZIR A VELOCIDADE (30 KM/H É O RECOMENDADO);
2) CHUVENDO HÁ O FENÔMENO AQUAPLANAGEM QUE REDUZ A ADERÊNCIA (ATRITO) DOS PNEUS COM O SOLO PODENDO CAUSAR ACIDENTES;
3) CURVAS FECHADAS CUJOS ÂNGULOS SÃO DE NOVENTA GRAUS OU MENOS OFERECEM PERIGO MAIOR DEVENDO O CONDUTOR REDUZIR A VELOCIDADE ANTES DE ENTRAR NA CURVA;
4) QUANTO MAIS CHEIO O ÔNIBUS, MAIS A ESTABILIDADE/SEGURANÇA FICA COMPROMETIDA SEJA NUMA CURVA OU EM CASO DE FRENAGEM (FREAR). NESSES CASO É NECESSÁRIO TRANSITAR COM VELOCIDADE MODERADA;
