Os motofretistas e mototaxistas terão que usar antenas aparadoras de linha e dispositivos protetores de perna, os populares “matacachorro”, a partir desta quinta-feira.
O objetivo é evitar que pipas com cerol provoquem
acidentes no trânsito. Na última quinta-feira, um policial militar morreu em São Paulo depois de ter o pescoço atingido por uma linha com cerol. A moto que ele usava não tinha antena.A obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança foi determinada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Alguns Estados, entretanto, estão pedindo adiamento do prazo.
Em junho e agosto do ano passado, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou duas resoluções no “Diário Oficial da União”, tornando obrigatório o uso de dispositivos de segurança e a realização de cursos especializados para os motoboys.
Os Estados teriam prazo de um ano para se ajustar às resoluções. Agora, o Contran afirma que os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) estão pedindo mais tempo.
Os órgãos afirmam que não conseguiram se adequar às novas regras, especialmente à que determina os cursos de formação para os motoboys. A decisão sobre a data será anunciada na próxima semana.
A legislação passou a prever um curso com carga horária de 30 horas, em que os candidatos têm, por exemplo, aulas de ética, cidadania e gestão de riscos de acidente.
(BAND)
