Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Greve dos instrutores de trânsito

Com o Código de Trânsito Brasileiro novos horizontes se formaram para a sociedade brasileira e profissionais de autoescola. Quanto à sociedade é de analisar que a exigência para se obter a habilitação ficou mais técnica e severa. Antes de 1997, data da criação do CTB, os candidatos a habilitação somente faziam, muito mal, aulas de direção veicular. Obtida a habilitação o recente condutor ia aprendendo no dia a dia sobre sinalização e regras de trânsito, que muitas vezes eram erradas as aprendizagens de boa a boca.

O CTB trouxe exigência de frequência em aulas teóricas uma vez que sinalizações e regras de trânsito se modificaram e foram acrescidas novas sinalizações – em especiais as horizontais.

Pela mudança os instrutores passaram a ter mais um possibilidade de atuação: instrutor de trânsito teórico. Até 2007 muitas autoescolas liberavam alunos das aulas teóricas por falta de fiscalização por parte do DETRAN. A biometria digital veio resolver a situação de fraude – liberação de aluno das aulas teóricas, e até prática de direção – em autoescola. Com isso o instrutor teórico de trânsito passou a ter mais representatividade e importância dentro de uma autoescola e na sociedade como fundamental a preparação técnica teórica e conscientização de posturas corretas no trânsito brasileiro.

Tanto o instrutor prático quanto o teórico não possuem salários dignos de suas profissões e responsabilidades decorrentes de suas profissões. Imagine diante da responsabilidade de cada instrutor ganhos de R$ 600,00 a R$ 900,00 (seiscentos a novecentos reais) por mês como forma de remuneração ao trabalho prestado dentro de autoescola. Salário que mal dá para viver dignamente quando, principalmente, chefes de família.

O que  o povo brasileiro não sabe ou desconhece é que os instrutores precisam sempre se atualizarem com as resoluções do CONTRAN e reciclagem obrigatórias sob possibilidade de não poderem exerce a profissão caso não venham a se reciclarem.

Por sua vez o instrutor teórico como profissional responsável por transmitir, educar, elucidar – ensina as matérias de direção, legislação, primeiros socorros, mecânica e cidadania e meio ambiente – aos novos candidatos, ou condutores que fazem reciclagem por Suspensão do Direito de Dirigir aplicada, necessita de constantes leituras seja referente às resoluções do CONTRAN, novos conhecimentos sobre primeiros socorros, mecânica, meio ambiente, acontecimentos sociopolíticos. Não pode ser diferente sob aspecto negativo quanto ao ensinamento aos novos condutores ou reciclagem dos antigos motoristas.

Por isso, quando algum cidadão ingressar num autoescola, saiba que atualmente há profissionais e não meros transmissores do saber. Prestigie os seus instrutores com e-mails aos senadores de seu estado e peça mais dignidade aqueles que são responsáveis e peças fundamentais para um trânsito mais saudável.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.