Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Instrutor mostra como pequenas desatenções podem ser perigosas no trânsito

Dentro do carro, todo motorista se coloca em situações que o fazem com que ele perca a atenção. O instrutor de direção defensiva Roberto Manzini vai nos ajudar a entender como isso é perigoso. O primeiro erro é um que eu vou cometer agora, de propósito: começar a dirigir para só depois colocar o cinto de segurança: “Por volta de 4 segundos que você não está olhando a frente. A 60 km/h, são 72 metros sem enxergar”, explica (veja as distâncias versus velocidades no final da matéria).

Outro risco: trocar o CD com o carro em movimento: “Olha, quatro segundos pra achar o Eject. Dá uma olhada como você saiu da via. Soltou as duas mãos do volante: olha como você está fazendo uma cobra. Você calcula isso a 100 km/h numa rodovia”, diz.

Agora, pegar alguma coisa no banco de trás: “Olha a roda como está. Ou seja, a tendência de ir para esquerda é porque você mexeu o volante. Na hora que você foi pegar, seu corpo mexeu o volante. Isso na rua é um desastre”, declara.

E o que pode acontecer quando o motorista procura um objeto no porta-luvas? “Olha só, fechou o farol e você nem colocou o pé no freio, você não viu o semáforo. Nós teríamos morrido se tivesse um caminhão parado ali. Isso normalmente acontece com quem dirige há muito tempo, até porque pensa que domina a situação. E não domina, porque estamos numa situação dinâmica”, conta.

Ainda mais com estrada cheia, em véspera de feriadão: “No caso de viagens, você tem que programar, deixar tudo a mão. Tem gente que vai chegando perto do pedágio, vai procurar dinheiro, troco, moeda. Você está a 120 km/h”, diz Roberto.

Em resumo: ao volante, apenas dirija: “É o principio da direção segura: se eu enxergo, eu tenho como prevenir”, conclui o instrutor.

Blogueiro

Quer saber quanto metros por segundo (m/s) um veículo percorrer em determinada velocidade? É só dividir a velocidade por 3,6. Exemplo:

60 km/h (60/3,6) = 16,66666666666667. Arredondando dá 17 m/s

 

Velocidades e distâncias percorridas por segundo

Velocidades                                   Distâncias (metro por segundo ou m/s)

10 km/h                                                                   2,7

20 km/h                                                                    6

30 km/h                                                                    8

40 km/h                                                                    11

50 km/h                                                                    14                  

60 km/ h                                                                  17

80 km/h                                                                   22  

90 km/h                                                                   25 

100km/h                                                                  31  

160 km/h                                                                 44  

Nota que um segundo de distração é não ver o que se passa na via, ou melhor, não vê a vida. Por isso é muito perigoso (veículo em movimento):

  1. Olhar a vitrine de uma loja;
  2. Ajeitar retrovisor, assento, cinto de segurança;
  3. falar ao celular (o cérebro humano não tem como processar duas informações ao mesmo tempo. Faça um teste: jogue um jogo de vídeo game e peça para alguém conversar com você. Peça a pessoa para anotar o que você não entendeu direito ou até distorceu);
  4. Pegar objeto que tenha caído no assoalho do veículo.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.