Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Deputados aprovam redução nas taxas da segunda via da carteira de habilitação

Sessão foi suspensa durante votação dos primeiros projetos para discutir emendas O terceiro projeto votado nesta tarde (23), o PL 235/2010 , do Poder Executivo, introduz alteração na Lei Estadual nº 8.109 (de 19 de dezembro de 1985), que dispõe sobre a Taxa de Serviços Diversos. Duas emendas foram apresentadas: do deputado Aloísio Classmann (PTB)

e uma do deputado Miki Breier (PSB) e outros quatro parlamentares. A proposta, que já constava na ordem do dia da semana passada, foi aprovada com emendas.

A matéria propõe a redução da taxa para renovação anual de alvarás dos profissionais que prestam serviços nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e dos valores da segunda via da carteira nacional de habilitação e dos certificados de registro e licenciamento de veículos.

Na discussão, Raul Carrion (PCdoB) manifestou a existência de situação esdrúxula na proposta original, onde trabalhadores passaram a pagar uma taxa ao próprio empregador, no caso o Estado. O parlamentar reivindicou a devolução dos valores pagos nos últimos anos e a aprovação do substitutivo encaminhado.

Acordos

Miki Breier (PSB) ressaltou a possibilidade de uma economia de R$ 161,00 para cada trabalhador, a partir da aprovação do projeto. Segundo ele, sua emenda vem cobrir possíveis déficits dos CFCs, e inclui uma taxa de 15% para o Detran.

Elvino Bohn Gass (PT) disse que vivemos o fechamento de um ciclo, iniciado com a CPI do Detran, que mostrou uma série de irregularidades na autarquia, e onde o Parlamento encaminhou sugestões para a melhoria do serviço. Saudou o acordo que possibilita redução de 50% no pagamento da taxa em caso de reprovação e necessidade de novo exame para carteira de motorista, garantida pela emenda do deputado Classmann.

Gilmar Sossella (PDT) manifestou entendimento de que sua bancada considera justa a reivindicação dos funcionários. Edson Brum (PMDB) saudou as mudanças como uma vitória da sociedade gaúcha e da mobilização dos funcionários dos CFCs e do Detran.

Com a aprovação do projeto, o PL 352/2007, do deputado Raul Carrion (PCdoB), que tratava de questões semelhantes e que já se encontrava na ordem do dia ficou prejudicado.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.