Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Comissão rejeita proposta que susta decisão do Contran sobre vistoria

A Comissão de Viação e Transportes rejeitou na quarta-feira (17) o Projeto de Decreto Legislativo 2486/10, do deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), que susta a eficácia de todos os dispositivos da Resolução 282/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa resolução possibilita que os departamentos de trânsito estaduais (Detrans) deleguem a empresas privadas os serviços de vistoria de veículos.

O relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), recomendou a rejeição da matéria, apesar de o autor afirmar que a resolução contraria o interesse público ao privatizar a atividade.

Quintão explicou que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97) permite à União delegar a atribuição de vistoriar veículos aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos estados. “O fato de atribuir explicitamente aos Detrans a possibilidade de realizar a atividade de vistoria não impede que a iniciativa privada possa realizá-la. Na época da edição do código, o repasse de algumas atividades para estados e municípios foi necessário para o perfeito funcionamento do Sistema Nacional de Trânsito”, explicou o relator.

A comissão também rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo 2490/10, que tramita em conjunto e trata do mesmo assunto.

Tramitação
Os textos ainda serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.
Íntegra da proposta:
PDC-2486/2010

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.