O objetivo, segundo o autor, é obrigar as empresas a renovar suas frotas de veículos periodicamente. Muitas empresas, segundo ele, não adquirem novos veículos, em razão da fiscalização ineficiente e de contratos de concessão sem regras claras sobre o assunto.
Ele argumenta que as empresas de ônibus ditam as regras e não se preocupam com o bem-estar dos seus usuários, que são obrigados a viajar em veículos velhos, desconfortáveis, inseguros e ultrapassados.
A medida, segundo ele, vai contribuir para assegurar aos passageiros um transporte pontual e veículos mais seguros, limpos e confortáveis. O deputado acredita que, após 10 anos, os ônibus devem ser substituídos para que as frotas das empresas incorporem novas tecnologias nas áreas mecânica, hidráulica, elétrica e mesmo de fonte de energia, design e acabamento, desenvolvidas pela indústria..
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Blogueiro
Nada mais justo aos cidadãos brasileiros que são obrigados a suportar o descaso dos lobistas do transportes coletivos. Muitos destes não estão preocupados com a segurança do povo, mas com o dinheiro. As prefeituras de cada região do país são responsáveis pela fiscalização e licitação das empresas que exploram o transporte coletivo. No evento de acidente provocado por ônibus a empresa e a própria prefeitura respondem. No caso da prefeitura se está "permite" que o ônibus transite pelas vias públicas caso o veículo esteja em desacordo com as leis de trânsito.