Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Novas normas e procedimentos para a formação de condutores

 A resolução n° 347 de 2010 cria novas normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados e de reciclagem.


A carga horária antes – ver resolução n° 168 -  da publicidade da resolução n° 347 para treino de direção veicular era :

I – obtenção da ACC: mínimo de 15 (quinze) horas/aula;
II – obtenção da CNH: mínimo de 15 (quinze) horas/aula por categoria pretendida;
III – adição de categoria: mínimo de 15 (quinze) horas/aula em veículo da categoria na qual esteja sendo adicionada;
IV – alteração de categoria: mínimo de quinze (15) horas/aula em veículo da categoria para a qual esteja mudando.

Com a nova resolução n° 347, modificando a resolução n° 168, os treinos de direção veicular passam a ser:

I – obtenção da ACC: mínimo de 20 (vinte) horas/aula;
II – obtenção da CNH: mínimo de 20 (vinte) horas/aula por categoria pretendida;
III – adição de categoria: mínimo de 15 (quinze) horas/aula em veículo da categoria na qual esteja sendo adicionada;
IV – mudança de categoria: mínimo de 15 (quinze) horas/aula em veículo da categoria para a qual esteja mudando.

Parágrafo único. Deverão ser observados, em todos os casos, 20% (vinte por cento) da carga horária cursada para a prática de direção veicular no período noturno.

Além do acréscimo de carga horária, os candidatos à habilitação serão obrigados a treinarem durante a noite (o período noturno é aquele compreendido entre o por do sol e nascer do sol, conforme definido no anexo I da Lei nº 9.503/97 – CTB) nos veículos de autoescola. Antes da resolução n° 347 não havia obrigatoriedade dos treinos à noite. 
Algumas autoescolas forneciam os serviços de aulas de direção à noite para comodidade e necessidade de muitas pessoas que trabalhavam até tarde.

Veja mais mudanças.

1) CURSO PARA MUDANÇA DE CATEGORIA

CURSO DE PRÁTICA DE DIREÇÃO VEICULAR
Carga Horária Mínima: 15 (quinze) horas aula, sendo que 20% (vinte por cento) destas deverão ser ministradas no período noturno.

2) CURSO PARA ADIÇÃO DE CATEGORIA

CURSO DE PRÁTICA DE DIREÇÃO VEICULAR
Carga Horária Mínima: 15 (quinze) horas aula, sendo que 20% (vinte por cento) destas deverão ser ministradas no período noturno.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.