Pesquisar este blog

sábado, 29 de maio de 2010

Minicarro será apresentado ao mercado em evento no Riocentro

RIO - Um carro pequeno, ecológico e de uso público. Essa pode ser a nova alternativa para os saturados sistemas de transporte das grandes cidades. Desenvolvido pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, batizado de Dock Dock, um dos menores carros do mundo tem dois lugares, é movido à energia elétrica e pode ser recarregado por conexão direta em pontos como terminais de ônibus e polos comerciais.


No conceito do arquiteto, o miniveículo poderá ser alugado por um preço proporcional ao tempo de utilização pelo usuário, que poderá devolvê-lo em estações de aluguel espalhadas pela cidade. O pagamento, nos planos de Lerner, seria feito com cartões magnéticos. O Dock Dock foi idealizado para centros e não ultrapassa os 20 quilômetros por hora.

O brinquedinho será apresentado neste domingo durante a Feira Challenge Bibendum - evento promovido pela indústria automotiva voltado para iniciativas auto-sustentáveis - no Riocentro. E na quinta-feira, o veículo estará num uma carreata organizada pelo evento no Aterro do Flamengo, às 10h30m.

O objetivo de Lerner e comercializar o produto para prefeituras de municípios com mais de 500 mil habitantes. No Brasil são 40 cidades, de acordo com ele.

- Estamos conversando com prefeituras de algumas capitais e cidades no Brasil, Estados Unidos e Europa para lançamento de 100 protótipos no segundo semestre - adiantou o arquiteto.

O carrinho tem 1,70 metro de comprimento, 1,20 metro de largura atrás, 1 m de largura na frente.

Fonte: O Globo
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.