Fico “perplexo” diante de alguns motoristas de ônibus. Podem falar que eles são obrigados a trabalharem exaustivamente porque os donos de empresas de transporte coletivo querem saber de $$$$$$$$$$$$$$$$$$, 00.
Concordo que as jornadas exaustivas levam aos motoristas de tais veículos ao estresse. Muitos estão com pressão alta, subnutridos (café, pão com queijo e salgadinhos não fornecem nutrientes necessários a saúde do ser humano)
Aliás, a maioria tem taxa de triglicérides bem acima do limite aceitável. Estresse causa várias doenças ao organismo humano: pressão alta, níveis de colesterol, úlcera insônia etc.
Há nisso alguma justificativa para os atos bárbaros de alguns motoristas em relação aos idosos, estudantes uniformizados, gestantes e qualquer usuário? Penso que não.
Entendo que os donos de empresas de coletivos públicos obrigam os motoristas a não pararem para idosos e estudantes da rede pública porque “tomam lugar do usuário pagante”.
Também há a acirrada concorrência para pegar passageiros. Duas empresas que exploram um trajeto semiparecido disputarão os “clientes” – lembra-me as vans na disputa de “clientes” – a unhas e dentes.
O CTB é claro “os veículos de grande porte são responsáveis pela integridade dos veículos de pequenos portes e pelos pedestres”.
E quem punir, primeiramente?
Primeiro vejo que a punição deve começar pela prefeitura por permitir que empresas de transportes coletivos funcionem sem a menor capacidade de segurança veicular – pneus carecas, freios ruins, assentos dos passageiros semissoltos etc.
Exigir qualificação dos condutores de transportes coletivos conforme as exigências do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O Ministério de o Trabalho fiscalizar as condições de trabalho de tais motoristas seja a carteira assinada, horas-extras etc. infelizmente há empregadores que sabem das necessidades de seus empregados e aproveitam a lentidão, recursos trabalhistas para forçarem os empregados aos acordos unilaterais: a do patrão.
Segundo, os motoristas que realmente não estão nem aí para a vida alheia. Punição é a medida útil para acabar de vez com esses “psicopatas” ao volante. E pensam que não têm? A avaliação psicológica é um requisito necessário para a permissão de conduzir transporte coletivo nas vias públicas.
Punir os usuários. Como assim? Eles mesmos “incentivam” os motoristas de coletivos a serem “incorretos”: não esperam o ônibus parar e já pulam porta a fora; reclamam da lentidão do motorista e exigem que corram mais – isso porque algumas pessoas (passageiros) acordam tarde e querem chegar ao local de destino num passe de mágica.
Enfim, a questão é minuciosa e necessitam de apoio dos prefeitos, donos de empresas de transporte coletivo preocupados com a qualidade dos passageiros e dos empregados e da população em geral.
Páginas
- Página inicial
- Assuntos específicos
- Os direitos do consumidor aluno de autoescola
- Selo Trânsito Escola Responsabilidade no Trânsito
- Consumidor aplicado nos cursos profissionalizantes...
- Trânsito Escola cidadania
- Detrans de todo o Brasil
- RECLAMAÇÕES AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
- Canal TE no Youtube
- Pesquisa sobre acidentes de trânsito
- Resoluções em ordem alfabética
- PagSeguro doação.
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
Formulario de contato
DESTAQUES
-
Quer mandar alguma sugestão para os 'políticos'? Disponibilizo, abaixo, vários e-mails que ajudarão muitíssimo a exercitar a cidada...
-
Trânsito Escola – Será que gera infração de trânsito deixar passageiro colocar o pé, ou os pés, sobre o painel veicular? Não há uma multa...
-
O CTB em seu artigo 29, inciso III, trata da “regra da direta”. O Brasil é signatário da Convenção de Viena sobre trânsito terrestre. Sendo ...
-
Um caso de traição conjugal, que ficou famoso na pequena cidade de Nanuque, no Vale do Mucuri, acabou em punição. A desempregada D.S.M, 49...
-
Tenho recebido e-mails de pessoas – comerciantes- sobre o estacionamento de bicicletas. “Pode na calçada"? “Pode na rua"?
-
Quem já fez alguns simulados on-line na página do DETRAN e encontrou dúvidas? Algumas perguntas e respostas não possuem lógica colocando em...
-
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Mato Grosso condenou o ex-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato (Detran), Teodo...
-
Sinais de trânsito Há pessoas que ainda não sabem os sinais que devem usar para sinalizar conversões – virar à direita ou à esquerda. ...
-
Não tem jeito: quem gosta de automóvel sempre quer saber tudo sobre seu funcionamento, mas alguns componentes são bastante complicados par...