Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de maio de 2015

Ministério das Cidades e o governo britânico firmaram acordo para reduzir poluentes nos projetos de mobilidade urbana

 selo eficiência administrativa TE O Ministério das Cidades e o governo britânico firmaram nesta segunda-feira (18) acordo bilateral para implementar o Plano Nacional de Adaptação e Mitigação no Transporte Urbano. Trata-se de mais uma iniciativa da Secretaria Nacional de Mobilidade e Transportes Urbanos para reduzir as emissões de poluentes e gases do efeito estufa nos projetos de mobilidade urbana gerenciados pelo Ministério das Cidades.

O acordo bilateral com o Reino Unido prevê, também, intercâmbio de informações e ações efetivas na área de mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, tecnologia e inovação, além de melhoria da mobilidade urbana.

"Esse acordo faz parte do esforço do Ministério das Cidades e do Governo Federal para incorporar e mensurar o resultado de tecnologias que reduzam o impacto de emissão de gases do efeito estufa e de poluentes nas cidades e regiões metropolitanas", afirmou o ministro Gilberto Kassab.

Segundo o secretário nacional de Mobilidade e Transportes, Dario Rais Lopes, a medida é fundamental para consolidar a Agenda Ambiental no âmbito da Secretaria e dar continuidade às atividades do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima.

Parcerias internacionais

O acordo bilateral com o Reino Unido é a segunda ação concreta do Ministério das Cidades na busca de novas tecnologias e ferramentas que permitam medir a eficiência das inovações incorporadas no sistema de transporte público. Em março deste ano, Kassab assinou convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê a liberação de US$ 6 milhões para o projeto “Mobilidade Urbana de Baixo Carbono para Grandes Cidades”.

O plano propõe o desenvolvimento de ações de mobilidade urbana com baixa emissão de carbono em grandes cidades. "Estamos começando o projeto piloto em parceria com o BID, que estabelece o compromisso inequívoco do Ministério das Cidades em estimular não apenas tecnologias mais limpas, mas ferramentas que possam mensurar os resultados”, explicou o ministro das Cidades.

Sobre o acordo

Esses investimentos serão a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de contrapartida ou complementação do Governo Federal. Os recursos virão da empresa Global Environment Facility, responsável pelo Fundo Global para o Meio Ambiente das Nações Unidas.

O objetivo é estimular o desenvolvimento de ferramentas que possam avaliar a redução do potencial de emissões de gases de efeito estufa proporcionadas por projetos de transporte coletivo urbano, bem como de transporte não motorizado e de gestão da demanda. Pelo acordo, também está prevista implementação de projeto cicloviário integrado com o sistema público já existente.

Fonte: Ministério das Cidades

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.