Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Detran capacita monitores de transporte escolar gratuitamente

Curso é obrigatório para o exercício da atividade e será alvo de fiscalização a partir de fevereiro, quando inicia o ano letivo 2015. Inscrições para participar da capacitação já estão abertas

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM)  está com as inscrições abertas para o curso de “Capacitação de Monitor de Transporte Escolar”. O curso é obrigatório para o exercício da atividade, que funciona como uma espécia de auxiliar dentro dos veículos de transporte escolar.

A atividade será alvo de fiscalização do Detran a partir de fevereiro, quando terá inicio o ano letivo 2015. “Diante dos índices de acidentes e fatalidades envolvendo o transporte escolar, vimos a necessidade da implantação de um curso para capacitar profissionais que possam atuar diretamente na questão da segurança dos alunos”, afirmou o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza.

“Estamos oferecendo o curso gratuitamente para permitir que todas as pessoas que trabalham como auxiliares no transporte escolar sejam capacitadas e, assim, esperamos aumentar a segurança e evitar que ocorram acidentes envolvendo crianças na ida e volta da escola para casa”, acrescentou Leonel.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 16 de janeiro, das 8h às 14h, na Gerencia de Educação de Trânsito do Detran-AM, localizada na sede do órgão, na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife). O curso terá carga horária de 20 horas e será ministrado no período de 19 a 23 de janeiro.

De acordo com Leonel Feitoza, o curso possui cinco módulos, com aulas teóricas e práticas, sobre a regulamentação do transporte escolar e do monitor, conhecimentos gerais sobre transporte escolar, atribuições do monitor, primeiros socorros e relações interpessoal.

“O monitor será capacitado para desenvolver atividades junto às crianças e ao condutor, tanto com relação ao comportamento seguro no veículo, quanto no que diz respeito à travessia dos escolares e demais orientações que possa resguardar as vidas dos usuários do transporte”, explica Feitoza.

É pré-requisito para inscrição no curso, ser maior de 18 anos, possuir, no mínimo, ensino médio, e ser encaminhado por condutor credenciado junto ao Detran-AM.  A certificação do curso dependerá de 75% da frequência do aluno/participante.

Legislação

O diretor do Detran-AM lembra que é os artigos 136, 137, 138 e 139 do Código de Trânsito Brasileiro ­ CTB ­ especificam regras gerais para o transporte escolar. O motorista deve ser maior de 21 anos, ter carteira de habilitação categoria D e não ter cometido certas infrações no último ano, além de passar por um curso específico para a função.

Conforme a legislação, o veículo deve ter faixa amarela horizontal com a inscrição "Escolar", tacógrafo, equipamentos obrigatórios, além de cintos de segurança em número igual à lotação do transporte, entre outros.

Segundo Leonel, o Código de Trânsito, apesar de estabelecer normas para o transporte coletivo escolar, não faz referência à presença de um monitor no veículo, Já existem algumas leis municipais, mas como não há uma norma federal, fica uma brecha na legislação.

Embora não esteja na lei, Feitoza destaca a importância dos pais e responsáveis exigirem a presença de um monitor no veículo que contratar para fazer a condução do seu filho para escola. Esse monitor vai disciplinar o uso do cinto e o comportamento seguro dos pequenos, auxiliando-os no embarque e desembarque.

Projeto de Lei

Está tramitando na Câmara dos Deputados projeto de lei que torna obrigatório a presença de monitor treinado em transporte escolar. Pela nova lei, os responsáveis pelo transporte escolar serão obrigados a contratar monitor treinado para orientar estudantes menores de 12 anos ou deficientes com relação à segurança de trânsito durante as viagens e auxiliá-los no embarque e desembarque do veículo.

Fonte: A Crítica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.