Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Fairbikes vence a 1ª edição do Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana

Inciativa, que reforma e empresta bicicletas a intercambistas na cidade de Curitiba, foi a escolhida pelo voto popular e reconhecida com R$ 10 mil

Com 288 dos votos, o projeto Fairbikes – Faça estas bicicletas aparecerem! foi o vencedor da 1ª edição do Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana, que tinha como tema “Como a sua iniciativa contribui para uma cidade ideal?”. A iniciativa ficou entre os cinco finalistas e o e foi premiada com R$ 10 mil.

O Fairbikes consiste em reformar bicicletas que estavam encostadas em diversas garagens da cidade de Curitiba e emprestá-las aos intercambistas, que são o foco Rede de Estudantes de Intercâmbio em Curitiba – REI Curitiba. Os idealizadores do projeto acreditam que a integração da bicicleta com carros e ônibus é a melhor solução para o caos do trânsito das grandes cidades. Os intercambistas ficam com a bicicleta de seis meses a dois anos, período que costuma durar o intercâmbio. Eles pagam um valor de caução (R$ 200) e uma taxa (R$ 100) que é usada para a manutenção das bicicletas. Segundo sua idealizadora, Norma Caroline Demamann Müler,o projeto contribui para uma cidade ideal porque promove a integração desses jovens e incentiva a replicação desse modelo em outras comunidades. Norma se inspirou em sua própria experiência quando foi intercambista, na Alemanha, e teve uma bicicleta para se locomover pela cidade em que vivia. “Eu quis transformar essa experiência em um projeto na minha cidade porque eu acredito que é possível criar mobilizações por meio de ações individuais, mesmo que de início não haja um apoio dos órgãos públicos. Estou muito feliz por esse reconhecimento.“

Essa foi a primeira edição do Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana, uma ação da Lynx Consultoria em parceria com a Liberty Seguros e o Projeto Sinal Livre, iniciativa que tem como principal objetivo a difusão de boas práticas para estimular o engajamento e a conscientização dos brasileiros para uma locomoção mais segura ancoradas nos pilares da Mobilidade Verde, Fluidez e Segurança no Trânsito. “O prêmio era um sonho desde que o projeto foi concebido e é um reconhecimento a iniciativas que inspiram e engajam a população a contribuir para uma cidade melhor”, ressalta a superintendente de Comunicação e Marca Institucional da Liberty Seguros, Karina Louzada.

De acordo com a diretora de Marketing da Liberty Seguros, Patrícia Chacon, o prêmio recebeu 47 inscrições e teve mais de 940 votos entre os cinco finalistas. Mais números que comprovam o sucesso do Projeto Sinal Livre, que já tem 20 mil pessoas impactadas indiretamente e 500 pessoas treinadas para promover o engajamento da mobilidade urbana desde 2012. “A educação é o grande pilar do Sinal Livre e é por meio dela que conseguimos que cada vez mais as pessoas tenham a consciência sobre essa temática”.

O apoio ao projeto de mobilidade urbana, segundo o superintendente de Pesquisa e Inovação da Liberty Seguros, José Mello, é um olhar sobre o futuro diretamente ligado ao negócio de seguros porque auxilia a empresa a se posicionar em questões importantes como a transição dos meios de transporte, por exemplo.

Durante a premiação houve um debate sobre mobilidade urbana, mediado pelo jornalista e educador Gilberto Dimenstein, com a participação de Margaret Groff, diretora Financeira Executiva da Itaipu e idealizadora da plataforma Mobi.Me; e José Mello, superintendente de Pesquisa e Inovação da Liberty Seguros.

Dimenstein ressaltou que as melhores cidades do mundo são as mais inventivas, que juntam a diversidade com a proximidade e isso só ocorre quando há mobilidade. “O conhecimento nasce do encontro e por isso é preciso aproximar as pessoas para multiplica-lo.”

O mediador destacou ainda quer todas as iniciativas finalistas do prêmio são como acupunturas urbanas, que colocam agulhas em um determinado ponto, que irradiam para outros, multiplicando seus benefícios para a sociedade. “Mais importante que mudar de mentalidade é mudar o jeito como vemos o mundo.”

Sobre o Sinal Livre – A mobilidade urbana é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo, e é constante a busca por soluções criativas para amenizar as dificuldades de locomoção nos centros urbanos. Por conta desta problemática, a Liberty Seguros idealizou o projeto Sinal Livre, que tem como principal objetivo a difusão de boas práticas para estimular o engajamento e a conscientização das pessoas para uma locomoção mais segura. O público do projeto abrange estudantes da rede pública de ensino no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio interessados em aprender sobre o tema. Os jovens aprendem por meio da educomunicação – metodologia pedagógica que usa os meios de comunicação para gerar conteúdo, na maioria das vezes multimídia – orientados por educadores. O conteúdo abordado envolve os três pilares do Sinal Livre: Mobilidade Verde, Fluidez e Segurança no Trânsito. Desde 2012, já foram mais de 500 jovens capacitados, mais de 100 projetos realizados e mais de 10 mil pessoas impactadas pelas ações dos projetos realizados pelos alunos. Mais informações podem ser encontradas no canal oficial do Projeto Sinal Livre no Youtube

Sobre Lynx Consultoria – A Lynx atua com foco na criação e execução de projetos socioambientais alinhados a estratégia de negócio das empresas. Seus principais produtos são: gestão e avaliação de projetos socioambientais, gestão de resíduos, projetos de geração de renda e empreendedorismo, voluntariado, marketing relacionado à causa e eventos sustentáveis. A agência tem entre seus clientes empresas como Ambev, Mattel, Governo de São Paulo, Liberty Seguros, Pepsico, Fleury, Skol, Brahma, Antarctica e Budweiser. A Lynx faz parte da Holding Clube, grupo fundado por José Victor Oliva e composto por mais cinco agências: Banco de Eventos, Samba.Pro, Rio360, The Aubergine Panda, e Cross Networking.

Sobre a Liberty Seguros – A Liberty Seguros está no mercado brasileiro desde 1996 e está entre os nove maiores grupos seguradores do país. Com prêmios de R$ 2,4 bilhões e uma carteira com mais de 1,3 milhão de segurados, tem cerca de 1,5 mil funcionários, em 72 pontos de vendas em todo Brasil. Com mais de 13 mil corretores em todo o território nacional, a Liberty Seguros possui um portfólio com mais de 100 soluções de seguros para pessoas físicas, empresas e grandes riscos e está presente em diversos canais de venda. É pioneira em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade (Affinity) e especialista na venda no canal Concessionária, por meio da marca Indiana Seguros.

Fairbikes vence a 1ª edição do Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana | Segs.com.br-Portal Nacional|Clipp Noticias para Seguros|Saude

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.