Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de março de 2014

Procon-RJ torna obrigatório o uso de tabela de preços nas praias cariocas

selo eficiência administrativaO Diário Oficial do município do Rio de Janeiro publicou, nesta sexta-feira, uma resolução que obriga os comerciantes das praias cariocas a utilizarem tabela de preços. A medida tem como objetivo a padronização dos cobranças evitando, portanto, o aumento no momento da venda de um produto aos turistas, que são esperados em grande números durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A secretária municipal da Ordem Pública, Solange Amaral, revela que o trabalho é fruto de muitas denúncias.

- Recebemos muitas denúncias que comerciantes nas praias estavam praticando preços abusivos e fazendo preço diferenciados para os turistas. A nossa cidade tem atração turística, eventos esportivos, Copa do Mundo, as Olimpíadas. Então nós somos um destino dos turistas. É preciso que a cidade seja receptiva - disse a secretária.

Na data do Dia Internacional do Consumidor, os fiscais do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) do Rio de Janeiro escolheram este sábado, 15 de março, para fazerem a distribuição das tabelas, com giz de cera, para que os comerciantes do calçadão e da areia deixem exposto o valor de cada produto comercializado. Os preços não serão fixados, mas o comprador poderá comparar antes de efetuar uma compra. As barracas ou os quiosques que não utilizarem as tabelas poderão ser multados.

- A multa começa a partir de R$ 300. Com a reincidência, os valores vão aumentando - explicou Solange Amaral.

Os fiscais também oferecerão aos frequentadores das praias um exemplar do Código do Consumidor. A distribuição começa nas praias da Zona Sul: Ipanema, Leblon e Arpoador, neste sábado. No domingo, será a vez de Copacabana e Leme.

Economista do IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), André Braz afirma que a medida é bem-vinda e que o consumidor possui o direito de saber o preço dos produtos antes de escolher comprá-los. No entanto, Braz alerta que o valor cobrado inclui também a prestação de serviço. Alguns turistas e cariocas optam por levar comidas e bebidas em bolsas térmicas ao invés de adquirirem na praia.

SportTV


Trânsito Escola – A atuação de todos os cidadãos, ou pelo menos boa parte, materializa o artigo 1°, parágrafo único, da CF/1988. Somente esperar que os órgãos públicos atuem por si só, não é conduta que se espera de um Estado democrático, a não ser que as pessoas queiram um Estado comunista, onde este toma todas as decisões em suas vidas.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.