Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

Novos coletes são entregues para 176 mototaxistas

Durante a manhã de ontem, mototaxistas cadastrados e regularizados junto ao Departamento Municipal de Trânsito (Deptran) de Três Lagoas, estiveram na sede do setor para fazer a substituição do colete autorizado para desenvolver a função.
Os novos coletes são da cor preta, com faixas refletivas na cor amarela,que tenham o número do cadastro do profissional e o número de série.

A diretora do Departamento, Creusa Ramos Monteiro Ferreira afirma que estão cadastrados um total de 200 mototaxistas, mas apenas 176 estão regularizados, ou seja, 24 estão atuando de forma clandestina.

A profissional Marcia Cristina Reis, que atua no ramo há 16 anos, fez questão de retirar seu material, e aprovou o novo.

“Achei mais bonito, mais leve, sem contar que é mais fresco, apesar de ser da cor preta”, afirma Marcia que atende entre oito e vinte passageiros ao dia.

Foram adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) 250 coletes padronizados para uso dos profissionais. Foi adquirida quantidade maior caso haja necessidade de reposição. O investimento foi de R$ 24.500,00.

A prefeita Marcia Moura, que estava presente no início da entrega dos materiais, lembrou que, Três Lagoas foi a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a legalizar a categoria dos mototaxistas.

“Foi um projeto meu, na época em que representava a população como vereadora. Consequentemente legalizamos os profissionais de motocargas. Isto significa valorização da categoria e maior visibilidade de quem necessita do serviço. Com a identificação, evitamos mototaxistas clandestinos e proporcionamos maior segurança à população que será transportada por um profissional legalizado”, lembrou a chefe do Executivo.

CLANDESTINOS
“A partir desta quinta-feira, acontece fiscalização para tirar das ruas os mototaxistas irregulares. Aquele que for flagrado sem os novos coletes, serão autuados em R$ 85,13, perdem 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e se não regularizar sua situação, de imediato, o veículo será retido e encaminhado ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), do município”, explica Creusa.

A diretora afirma também que, os mototaxistas irregulares recebem nesta semana, em casa ou nos pontos em que atuam,uma notificação informando que seu cadastro está sendo cancelado por não terem regularizado sua situação junto ao Deptran. Os coletes antigos devem ser entregues no Departamento e um termo de desligamento da profissão deve ser assinado.

A fiscalização está sob a responsabilidade, principal, dos agentes municipais de trânsito e também da Polícia Militar.

“Orientamos para que os usuários apenas utilizem o serviço dos mototaxistas que estiverem com o colete novo da cor preta”, lembra ela.

Para se cadastrar, o mototaxista deve apresentar certidões negativas, Estadual e Federal, confirmando que não mantém pendências judiciais; motocicletas devem ter no máximo cinco anos de uso; o profissional deve ter curso para mototaxista; deve constar em sua CNH que ele exerce a atividade remunerada e o veículo deve passar por vistoria no Deptran.

Portal Jornal do Povo de Três Lagoas - MS

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.