Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de março de 2014

Candidato a CNH é ameaçado por examinador de trânsito

Um morador de Araxá, no Alto Paranaíba, que preferiu não ter a identidade revelada, relatou à reportagem do MGTV ter sido intimado pelo examinador, após ser reprovado no teste prático de direção para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Quando eu deixava o local ele disse para eu rezar para não ser ele o instrutor quando eu repetisse o teste”, disse. O delegado da Polícia Civil informou não ter recebido uma denúncia sobre o caso.

O candidato tentava tirar a carteira pela terceira vez e questionou a atitude do examinador. “Eu fiz a baliza seguindo todos os procedimentos corretos, quando eu vi que estava muito perto do meio fio e pedi ao instrutor para repetir a baliza. Ele respondeu que não, era para eu continuar porque eu deveria fazer o que ele mandasse”, relatou.

Outro candidato, que também prefere não ser identificado, disse que os critérios dos avaliadores são confusos para muitos motoristas. “O examinador pede para fazer a baliza próximo a uma árvore. Se você encostar com o veículo em um galho, ele te desclassifica e diz que você não poderia ter encostado, se você não encosta no galho, o examinador diz que você parou longe demais. Então são critérios que muitas vezes não condizem com a realidade”, comentou.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a média de aprovação no exame prático em Araxá é de aproximadamente 27%, quando a médica estadual é de 34%. O índice de aprovados entre fevereiro de 2013 até fevereiro desse ano para carteira tipo “A” foi de quase 47%, para carteira tipo “B” foi de 22,59% e carteira tipo “D” e “E” foi de aproximadamente 34%.

O delegado Heli Andrade informou que sem o depoimento do candidato que se sentiu intimidado pelo instrutor, a denúncia não poderá ser investigada. “Ele precisa ir até a delegacia, relatar o que ocorreu com o examinador e aí sim podemos iniciar uma investigação. Pois sem o depoimento dele, não podemos fazer nada”, explicou.

Para o dono de uma autoescola, Márcio Donizete de Araújo, muitos candidatos relatam não se sentirem à vontade com os examinadores na hora do teste. “Eles dizem que a maior dificuldade é se sentir pressionado e isso faz com que muitos não tenham a naturalidade para dirigir que eles precisam ter na hora de fazer o exame”, contou.

G1 - Candidato relata ser ameaçado por examinador de CNH em Araxá, MG - notícias em Triângulo Mineiro


Trânsito Escola – Infelizmente há examinadores de trânsito que se aproveitam de sua posição, como servidor público, e praticam abuso de autoridade. Como o servidor público tem prerrogativa de veracidade em seus atos administrativos, o administrado, no caso o candidato à habilitação de trânsito terrestre, se sente acuado em delatar o examinador de trânsito.

Para que se resolva isso, ou seja, se dê a oportunidade aos candidatos à habilitação de trânsito terrestre terem provas, os DETRAN’s devem implantar a obrigatoriedade de uso de câmaras nos locais onde há exames de direção veicular.

Nas localidades que não há, os moradores, que já conhecem as maracutais, de  examinadores de trânsito, quando da prova de direção veicular, não percam a oportunidade de filmar, isto é, a união faz a força e, assim, quem deseja obter a habilitação de trânsito que se forme grupos de vigilância solidária. Com provas em mãos fica mais fácil provar.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.