Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Taxistas do Rio vão protestar neste sábado contra o Zaznu, app de carona

image

Os apps pensados especialmente para os passageiros de táxi – uma mão na roda em metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo – também trazem sua carga de problemas. O aplicativo de caronas Zaznu, por exemplo, será alvo de um protesto agendado para amanhã na capital carioca, às 6h, no aeroporto Santos Dumont.

O aplicativo está no auge de uma polêmica na cidade turística. Em um movimento denominado Taxinforme, os taxistas vão contestar a implantação da nova ferramenta no Rio, a qual, segundo os organizadores, pode gerar problemas como clandestinidade. O problema, portanto, não seria o Zaznu em si, mas sim o que ele pode acarretar.

Existe até um site do movimento, no qual há um texto convocando os taxistas a “lutarem com esse app disfarçado de carona gratuito”. Clique aqui para ser redirecionado e conferir por conta própria.
Outro lado da moeda

Naturalmente, o desenvolvedor do aplicativo, Yuri Faber, se pronunciou a favor de sua criação. Ele diz que o Zaznu está “dentro da lei” e destaca declarações de autoridades do Paraná – local em que o app também vai funcionar – ratificando sua posição.

Vale ressaltar que o Zaznu foi lançado hoje, ou seja, seu funcionamento não começou a ser efetivamente testado. Todos os taxistas, antes de serem cadastrados na ferramenta, terão antecedentes criminais e documentação verificados.
E como raios funciona esse aplicativo?

O Zaznu foi concebido para acirrar a competição entre os apps de táxi existentes (Easy Taxi, por exemplo). O aplicativo funciona como uma ferramenta cujo objetivo é unir passageiros e pessoas interessadas em oferecer caronas.

Os motoristas interessados em participar da iniciativa têm uma perspectiva de renda de até R$ 4 mil mensais no aplicativo para iPhone. Por outro lado, não há uma remuneração fixa para quem pega a carona, mas sim uma contribuição voluntária, fator que garantiria a legalidade do Zaznu.

Fonte: Taxinforme

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://transitoescola.net A cópia é permitida desde que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.