Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Troque o rótulo da cerveja por uma passagem de ônibus. Seu fígado agradece.

image

Curtiu a ideia? Pois ela já é realidade na cidade de Salzburgo, na Áustria. A marca de cerveja Stiegl, em parceria com a empresa de design Demner, Merlicek e Bergmann, lançou ação para tentar fazer o “se beber, não dirija” virar um hábito na vida dos cidadãos.

Na época do Natal e Ano Novo – período em que, de acordo com os idealizadores da ideia, cresce o consumo de bebidas alcoólicas –, a empresa substituiu o rótulo de suas garrafas de cerveja – que possuem 7% de teor alcoólico – por um bilhete de ônibus.

Dessa maneira, quem compra a bebida tem direito a voltar para casa usando o transporte público gratuitamente. Gostou? A iniciativa rendeu vários prêmios a Stiegl, que ainda ganhou o título de cerveja socialmente responsável.

Com as manifestações dos últimos dias, as discussões a respeito da mobilidade urbana no Brasil estão em alta. Você gostaria que uma ação como essa fosse implantada no país? Não pense que a ideia está longe da realidade brasileira. No Carnaval deste ano, uma marca de cerveja realizou, no Rio de Janeiro, ação em que latinhas vazias da bebida davam direito a passe livre no metrô da cidade. A iniciativa ajudou a diminuir a quantidade de lixo jogado nas ruas e, também, a diminuir o número de acidentes de trânsito envolvendo pessoas alcoolizadas.

Se beber, não dirija: troque o rótulo da cerveja por uma passagem de ônibus


Trânsito Escola – O que estarrece é a contínua tapeação frente a realidade mundial: doentes por ingestão de bebidas alcoólicas no mundo. A Organização das Nações Unidas (OMS) já alertou sobre o problema crônico quanto ao uso de bebidas alcoólicas mundialmente.

Enfim, o que interesse é vender, o Estado – de cada nação – apenas se coaduna com os lobistas da indústria alcoólica e, juntos, aumentam os inúmeros obituários espalhados pelo mundo pelo consumo de álcool versus propaganda persuasiva.

PS: Irão dizer que cada pessoa tem seu livre-arbítrio; ora, por que, então, se investem bilhões em propagandas e em profissionais que estudaram a psicologia humana para criarem persuasivas propagandas alcoólicas? Saber ver e entender é ser realmente livre!

Slogan:

Troque o rótulo da cerveja por uma passagem de ônibus. Seu fígado agradece por não ser destruído pelo impacto ao volante, mas se arrebenta com o consumo de álcool.

Leia: O álcool mata 320 mil jovens todos os anos | Destrave

[tweetmeme only_single="false"]
This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license. Permitido cópia desde que cite este blog/site. Conteúdos replicados de outras fontes não são protegidos por está licença.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.