Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2013

Reconhecimento facial aos candidatos a CNH

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) será o primeiro a controlar a frequência dos alunos nos Centros de Formação de Condutores por meio do reconhecimento facial. Nesta sexta-feira (28), o superintendente do órgão, Rodrigo Carvalho, apresentou o equipamento que deve ser instalado nos Centros, dentro de 30 dias, cumprindo portaria publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (28).


O sistema vai reforçar a segurança na identificação dos candidatos que, desde de janeiro deste ano, é feita pela biometria (impressão digital), nos 64 Centros de Formação em funcionamento, em todo o Estado.


O cadastro biométrico dos alunos será realizado no primeiro dia de aula. A identificação facial será feita por uma “webcam”, para captura da fotografia e pelo “finger”, que é o equipamento que captura a impressão digital dos 10 dedos.


A frequência será controlada com a captura da imagem do rosto do aluno e da digital, no início e ao final de cada aula, permitindo a segurança na identificação dos alunos e o controle da frequência.


Segundo Rodrigo Carvalho, a implantação do sistema de reconhecimento facial, complementando a identificação pela biometria, é uma ferramenta importante no combate às irregularidades no setor.

“Ao controlar a frequência dos alunos, o Detran assegura o cumprimento da carga horária exigida pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito que é de, no mínimo, 45 aulas teóricas e 20 aulas práticas para os candidatos à primeira carteira nacional de habilitação. Mas vai controlar também a frequência dos alunos nos cursos de reciclagem, direção defensiva, primeiros socorros e cursos de capacitação para motofretistas e mototaxistas, garantindo a melhor formação dos motoristas paraibanos”.

Além dos sistemas de biometria e de reconhecimento facial, o aluno assina um certificado atestando que recebeu do Centro de Formação de Condutores o número de aulas exigido pela legislação. Em um segundo momento, também serão implantadas câmeras nas salas de aula para acompanhamento da frequência.


O superintendente do Detran também anunciou que foi prorrogado, para 31 de dezembro, o prazo para a obrigatoriedade da implantação do simulador de direção veicular nos Centros de Formação de Condutores, anteriormente determinado para 1º de julho de 2013.

PB Agora - Paraíba - Detran/PB é pioneiro no reconhecimento facial dos candidatos a CNH


Trânsito Escola – O sistema de reconhecimento facial servirá como reforço ao sistema biométrico digital de alunos candidatos a obtenção de habilitação de trânsito terrestre. Infelizmente, alguns donos de autoescolas fraudam o processo de habilitação com digitais de silicone copiadas dos alunos. Mas o problema não está somente nas autoescolas, as únicas culpadas, os alunos, que fraudam os seus processos são culpados (criminosos) também.

Imagine um pessoa que não conhece a regra da direta, ou que não conhece o significado do sinal horizontal “Cruz de Santo André”. O se pode esperar do comportamento dele, senão possível acidente de trânsito.

Na esteira das manifestações, o povo também tem que levantar cartazes com os dizeres:

“Cidadão, servidor público, ou não, probos, nação civilizada”.

 

[tweetmeme only_single="false"]
This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license. Permitido cópia desde que cite este blog/site. Conteúdos replicados de outras fontes não são protegidos por está licença.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.