Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Candidatos a obter CNH vão poder fazer prova teórica pela internet

Começa na próxima segunda-feira (dia 10), no período da tarde (das 12h às 14h45min), a realização das provas teóricas agendadas, na Internet, (www.detran.ce.gov.br)  pelos candidatos a obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na sede do DETRAN-CE (Avenida Godofredo Maciel, 2.900, bairro Maraponga). O processo de agendamento foi anunciado nesta quarta-feira (5) pelo Superintendente do DETRAN-CE, Igor Ponte, durante reunião com dirigentes e instrutores de autoescolas e dos presidentes dos sindicatos das duas categorias.

Ele explicou que estava havendo uma concentração de candidatos no período da manhã (das 8h às 12h), enquanto no período da tarde ficava ociosa grande parte das 90 cabines com computador, por onde a prova  é respondida. Com o processo de agendar com antecedência, o DETRAN espera que pelo menos 150 candidatos ocupem as cabines. Assim, quem chegar à sede do Órgão terá a sua vaga reservada, após a confirmação no sistema. A tolerância do atraso é de 10 minutos. Quem agendar e faltar terá que pagar a taxa de falta, no valor de R$ 24,32.

Para agendar a prova, o processo, que já está disponível, é fácil e rápido: logo que acessar a página do DETRAN-CE, clicar sobre o nome “Agendamento da prova da teórica”.  Em seguida aparece um formulário, para ser preenchido com as seguintes informações: CPF, documento de identificação, data de nascimento, local de prova. E no final, informar o código de segurança que aparece na página. Na sequencia aparece o calendário do mês com os dias úteis (de segunda a sexta). Ao ser definido o dia, na tela seguinte aparece o horário a ser escolhido: 12h, 12h15; 12h30, 12h45m, 13h, 13h15m, 13h30 e 13h45m. O último passo é imprimir o comprovante do agendamento, para ser apresentado quando for fazer a prova.

O conteúdo da prova teórica abrange questões sobre legislação e sinalização de trânsito e noções de primeiro socorros, mecânica, cidadania e meio ambiente. O exame faz parte do processo de obtenção da primeira CNH e estará apto a realizá-la o candidato que for aprovado nos exames iniciais e ter assistido as 40 horas de aula, na autoescola. As etapas seguintes são as 20 horas de aulas de prática de direção e o exame de prática de direção.

 

Diário do nordeste

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.