A nova seleção do programa CNH Social para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação gratuita no Espírito Santo foi anunciada nesta segunda-feira (20). Implantado em julho de 2011, o projeto beneficiará 10 mil motoristas até 2014 – quatro mil habilitações já foram oferecidas, e mais seis mil estão sendo ofertadas nesse processo seletivo (três na Grande Vitória e mais três no interior do Estado). Nesta edição, houve um aumento de 12,8% no número de vagas.
Motoristas novos ou que desejam adicionar mais uma categoria à carteira são os alvos. Podem se inscrever na seleção pessoas que tenham renda familiar de até dois salários mínimos e façam parte das seguintes categorias: desempregados há mais de um ano, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do sistema prisional ou alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar.
De acordo com o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, o objetivo do projeto é ampliar as chances dos capixabas no mercado de trabalho, inclusive, a de candidatos que nunca tiveram uma experiência profissional.
“A CNH deve ser utilizada com muita responsabilidade, e, se bem usada, forma bons profissionais, proporcionando chances que sem a carteira não existiriam. É um instrumento de trabalho para o motorista receber além de recursos, mas também uma independência financeira”, afirma o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).
A inscrição do beneficiário foi em novembro do ano passado, feita através do site. Um dos beneficiados é Hedilvaldo Nunes, 49, que trabalha com o processo de recolhimento de material reciclável. “A produção aumentou entre cinco e seis vezes depois que tirei a carteira de motorista para pilotar o caminhão, melhorou muito”.
A ação conta com as parcerias da Secretaria de Estado da Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Clínica Médica e Centro de Formação de Condutores (CFC).
Como se inscrever
Os candidatos deverão acessar o site do programa CNH Social (www.cnhsocial.es.gov.br) ou do Detran-ES (www.detran.es.gov.br) entre os dias 01 e 30 de junho, onde preencherão um formulário com seus dados. O sistema selecionará os inscritos que serão chamados para comprovar os dados fornecidos.
Durante o processo, caso o candidato fique reprovado na prova prática ou teórica, terá direito a fazer até três novas provas. Se o candidato se ausentar, reprovar após as três novas provas a qual tem direito, ou caso o processo expire, só poderá participar do programa após três anos.
Critérios de desempate
Desempregados há mais de um ano
- Maior tempo de desemprego
- Maior número de dependentes
- Candidatos com mais idade
- Menor renda familiar
- Maior número de dependentes
- Candidatos com maior idade
- Menor renda familiar
Estudantes da rede pública
- Maior média escolar
- Menor número de repetência
- Frequência escolar (menor número de faltas)
- Candidatos com mais idade
- Maior quantidade de dependentes
Ex-presidiários
- Maior tempo de desemprego após a liberação do sistema penitenciário
- Maior número de dependentes
- Candidatos com maior idade
- Menor renda familiar
Trabalhadores com renda de até dois salários mínimos
- Maior número de dependentes
- Candidatos com maior idade
- Menor renda familiar
Seis mil serão contemplados em nova seleção do programa CNH Social - ESHOJE