O Procon concluiu pesquisa em que foram verificados os preços praticados pelas autoescolas. O primeiro objeto de análise foi identificar se é mais vantajoso o consumidor abrir um processo para tirar a carteira de habilitação via autoescolas ou diretamente pelo Detran. Se você até então pensa que são as autoescolas que deixam o processo mais caro, engano seu.
O gerente de pesquisa e cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomaz, explica que pela praticidade é mais vantajoso abrir um processo pela autoescola. “Nós fomos surpreendidos porque verificamos que não é tão vantajoso para o consumidor,” conta.
Quanto às aulas, o gerente de pesquisa e cálculo do Procon Goiás afirma que também não foram encontrados abusos. Ele conta que os preços variaram de R$ 23 a R$ a 30. Para tirar a carteira, o Detran exige que o aluno faça no mínimo 20 aulas.
Segundo Gleidson Tomaz, as taxas do Detran correspondem a 48% do processo para tirar a CNH. Quanto aos retestes, em que o próprio órgão tem apurado irregularidades de examinadores deixando o candidato mais nervoso só para que ele seja reprovado e assim se faça o reteste, em relação às taxas e preços praticados não foram identificados abusos.