A TV Câmara estreia neste sábado (25), às 21h, o segundo episódio da série de documentários "Estado de Saúde". Dirigido pelo cineasta Santiago Dellape, "Emergência" mostra o atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Samu e dos pronto-socorros dos hospitais públicos.
Realizada pelo Núcleo de Documentários da TV Câmara, a série tem como foco o SUS, que atende a cerca de 80% da população. Esse segundo episódio traz registros feitos no Pará e no Distrito Federal.
Em Brasília (DF), é retratada a realidade do pronto-socorro do Hospital de Base, o terceiro maior do País. No Pará, a equipe foi ao município de Icoaraci acompanhar a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), projeto do governo federal que tem como objetivo desafogar as emergências dos hospitais. A equipe acompanhou, ainda, resgates do Samu em Brasília e em Belém, onde as ambulanchas atravessam o rio para buscar pacientes.
O diretor e roteirista Santiago Dellape é autor de sete curtas-metragens, dos quais se destacam "Ratão" (2010) e "Nada Consta" (2006), ambos premiados nos festivais de cinema de Brasília e de Gramado.
Saúde pública
A série "Estado de Saúde" é composta por três documentários de média metragem que abordam as principais frentes de atuação da saúde pública no Brasil: prevenção, emergência e tratamento.
Para realizar a série, equipes da TV Câmara registraram o funcionamento do SUS nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A linha editorial que guiou os documentários teve como foco os pacientes e os profissionais da área, partindo do ponto de vista de quem vive diariamente essa realidade.
Serviço:
Série "Estado de Saúde" - Episódio "Emergência"
Estreia: sábado (25), às 21h, na TV Câmara
Reprises (até 7 de junho): aos domingos, às 2h, 13h30 e 19h30; às terças, às 6h; às quintas, às 5h; e às sextas, às 10h. Também haverá reprise no dia 29, quarta-feira, às 21h30.
Informações de como sintonizar a TV Câmara no endereço:
http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=SINTONIZANDO&selecao=SINTONIZANDO
Informativocomentário
Trânsito Escola – O brasileiro sabe que, infelizmente, o serviço prestado pelos bombeiros são destituídos de importância para os Poderes Públicos.
Muitos batalhões do Corpo de Bombeiros não possuem condições reais de atendimento e socorro em muitas regiões do Brasil. Numa abordagem feita por Trânsito Escola a um bombeiro, este disse, em tom de desabafo, as condições que trabalham: “(…) faltam materiais simples para o atendimento básico de primeiros socorros, muitas viaturas então sem condições de atendimento; teve um vez que o carro parou por falha mecânica”.
É uma das realidades brasileiras onde os serviços públicos ao povo são esquecidos e transformando a vida de milhões em inferno, dor. Sadismo. Só podemos dizer assim diante do gestor público que não dá a devida assistência e importância ao Corpo de Bombeiros.