O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) quer coibir as fraudes e tornar mais rigorosa a avaliação dos futuros motoristas que passam pelas autoescolas do estado. Para isso, o órgão estuda formas de aprimorar a fiscalização dos exames práticos de direção veicular por meio de monitoramento com equipamentos eletrônicos.
No último dia 16, o Detran lançou um chamamento público para que as empresas detentoras da tecnologia necessária demonstrem interesse no projeto para posterior licitação e contratação.
Atualmente, a prova prática é monitorada apenas pelo examinador da autoescola, que acompanha o candidato durante o teste. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não obriga o monitoramento eletrônico das provas práticas.
Segundo o Detran-SP, ainda não estão definidos o formato ou a data de início do monitoramento nos veículos de teste, mas a expectativa é ter ao menos três câmeras no veículo.
Este ano, algumas autoescolas foram pegas cometendo fraude ao usar digital de silicone para burlar o sistema que registra a presença do aluno nas aulas obrigatórias. Também já foram flagrados casos em que o instrutor preenche a prova escrita para o aluno ou insere dados falsos no sistema do Detran.
Em caso de suspeita de irregularidade, o departamento de trânsito orienta denunciar à ouvidoria do órgão pelo site www.detran.sp.gov.br , na aba “Detran”, link “atendimento”. Na capital, de janeiro a junho de 2012 (os últimos dados disponíveis), foram aprovados 94.050 (76%) dos candidatos a motorista e reprovados 29.222 (24%) alunos.
dia a dia | Com câmera, Detran quer coibir fraude | Rede Bom Dia