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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dúvidas respondidas sobre ar-condicionado

  • O ar-condicionado do meu carro parece não resfriar o suficiente. Quando ligado, ele solta um ar gelado, mas não chega a ficar totalmente fresco dentro do veículo, principalmente para quem viaja no banco traseiro. Já troquei o gás e não resolveu. O que pode estar acontecendo?
    - Eliane, Curitiba (PR)

A manutenção periódica do equipamento é que vai garantir seu correto funcionamento. No seu caso, leve o carro a uma empresa especializada em ar-condicionado e peça para fazer uma inspeção geral. Não basta completar o gás refrigerante, também é preciso verificar se não há vazamentos no aparelho.

  • Comprei um Palio ano 1999/2000, motor 1.0. Ele veio equipado com ar-condicionado, mas este ar não é de fabrica. Gostaria de saber se o carro fica comprometido com este equipamento.
    - Cidney

O ar-condicionado é um equipamento em que a instalação não é recomendada fora da fábrica. Isso porque pode ocasionar diversas adaptações que, com o tempo, comprometem algum componente ou mesmo a durabilidade do equipamento. O mais comum é a infiltração de água no interior do veículo, além de problemas elétricos, já que conforme a adaptação, mesmo em concessionárias, pode ser utilizada peça paralela. Um bom exemplo é a correia do alternador, que também vai girar o compressor. Em algumas instalações fora da fábrica, a correia utilizada patina e não aciona adequadamente o alternador, que por consequência não carrega a bateria corretamente. O final disso tudo é que o motorista pode ficar na mão.

  • Com chuva, uso normalmente o ar e o desembaçador traseiro?
    - Fernando Fortes

Exatamente. Em dias de chuva, o uso do condicionador de ar pode ser normal. Lembre-se apenas de alternar a saída do ar e direcionar para o pára-brisa por um determinado tempo e depois para o interior do carro. Fique atento quando a saída de ar estiver direcionada para o pára-brisa. Nessa posição o recirculador de ar fica desativado, assim, se estiver atrás de um caminhão, vai entrar aquela fumaça desagradável. Já o desembaçador só ligue quando o vidro estiver realmente embaçado. Alguns minutos depois desligue. Isso prolonga a vida útil do desembaçador traseiro.

  • O ar-condicionado possui varias faixas de temperatura, o consumo de combustível aumenta quando este está na posição frio máximo e diminui quando está no frio mínimo ou médio?
    - Reginaldo Raposo

O uso do ar-condicionado aumenta sim o consumo de combustível, mas o compressor do ar-condicionado dos carros funciona de forma constante, de modo que, independente da velocidade escolhida, o consumo de combustível será o mesmo.

  • O que significa HPE que tem nas Pajeros?
    - Patrício Neto

A sigla HPE vem de High Performance Equipment. Em português, equipamento de alto desempenho. Os modelos L200 e Pajero da Mitsubishi desta versão contam com motor mais potente, bancos de couro e um kit de acessórios com bússola, inclinômetro e altímetro, além de outros detalhes estéticos externos, conforme o modelo.

  • O que é TBI, ouvi falar mas não sei do que se trata?
    - Wilson Aparecido

A TBI vem de “throttle body injection”, que nada mais é que o corpo da injeção. Nas oficinas é mais conhecido por corpo da borboleta. Esse foi o nome dado ao conjunto que substituiu o carburador nos primeiros modelos a injeção. Até hoje serve para designar o corpo da borboleta dos carros mais modernos, mesmo os que não têm o bico injetor acoplado.

  • Tenho dúvida sobre ignição. Quero saber se dá para colocar ignição eletrônica num carro de carburador e ignição normal.
    - Caio Antunes dos Santos

Essa adaptação é possível sim, porém vai variar de motor para motor. Em alguns casos compensa, principalmente nos motores maiores, como por exemplo, um V6 ou V8. Outros que podem receber essa adaptação são os motores que equipam os modelos Opala de 4 e 6 cilindros e também as versões Ford de 4 cilindros que equipam antigas caminhonetes, como a F-100 a gasolina. Além de melhorar o desempenho, o motor ficará mais econômico e menos poluente. Porém, qualquer tipo de adaptação deve ser bem planejada e executada por um mecânico extremamente competente.

  • Eu costumo andar com meu carro numa descida em “ponto morto”. Isso economiza combustível ou não?
    - Felippe Macedo

Essa prática não economiza, aliás, não é indicada para nenhum carro, seja com injeção ou não. No caso específico dos carros equipados com injeção eletrônica de combustível, quando o motorista pega uma longa descida e tira o pé do acelerador, mas mantém o motor engrenado, o que acontece é que a central eletrônica detecta isso e corta o envio de combustível por certo instante, o que economiza mais. Se o mesmo motorista entra nessa descida, mas coloca o carro em ponto morto, o que acontece é que a central eletrônica detecta que o carro está em marcha lenta e assim precisa de uma rotação mínima e, em consequência, o envio de combustível, o que vai gastar mais em relação à condição anterior, quando engrenado.

Especialista responde a mais dúvidas sobre ar-condicionado

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