BRASIL PROGRESSO/Trânsito Escola – A presidente da República Federativa do Brasil Dilma Rousseff foi ao ar para dar as boas novas ao povo brasileiro, que a conta de luz ficaria mais barata. Pode parecer ufanista, mas aconteceu sim – não estamos mortos (21/12/2012) –, pela primeira vez no Brasil.
O problema é que os reservatórios estão com os níveis de água baixos, a economia voltada ao consumismo está em pleno vapor, mas como será a realidade diante dos fatos? Não é querer ser pessimista, que dê certo o plano da presidenta, mas as realidades são contrárias aos propósitos da presidenta.
Se chover, e os reservatórios ficarem com níveis normais de água, o plano governamental da presidenta será um triunfo, mas, se não chover, o bastante, o plano será um fracasso sem precedentes. Pior, se continuar sem chover nas regiões onde têm os reservatórios, o Governo Brasileiro terá que comprar energia elétrica já que, em épocas de seca, quando as empresas concessionárias precisam comprar energia no mercado livre – onde os preços não são regulados – para garantir o abastecimento, o preço sairá salgado para os consumidores.
