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segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Carro Usado. Cuidados antes de Comprá-lo


Verificar um Carro Usado Antes de Comprá lo

Se você estiver pensando em comprar um carro usado, você sabe que isso, às vezes, pode ser meio complicado. Há tantas coisas a considerar que, no início, pode ser assustador. Isto é ainda mais verdadeiro se você estiver pensando em comprar um automóvel pela primeira vez. Há muitas coisas a considerar ao comprar um carro usado, porém, um fator muito importante é fazer um bom controle no veículo antes de tomar sua decisão final. Então, aqui vão algumas dicas gerais sobre como checar um carro usado antes de comprá-lo.

Certifique-se de que o carro esteja no nível do solo antes de você começar a fazer o controle. Isso é para garantir que você seja capaz de verificar claramente os pneus e ver se a carroceria não está arriada.

  1. Verifique cuidadosamente a pintura, tomando nota de todos os pontos de ferrugem, amassados ou arranhões. Observe as laterais a partir da traseira do carro; sinais de ondulação indica trabalho de pintura. Deslize o seu dedo ao longo das bordas das juntas entre os painéis; aspereza indica resíduo de fita adesiva.

  2. Inspecione o porta-malas para certificar-se de que ainda esteja em bom estado. Ele não deve mostrar qualquer sinal de ferrugem ou sinais de entrada de água devido a rachaduras e buracos. Desgaste no interior do porta-malas indica uso intensivo do carro.

  3. Inspecione sob o capô e veja se há qualquer indicação de ondulações, danos ou ferrugem. Estes podem ser sinais de que o carro foi danificado ou não foi bem cuidado. Cada para-lama, apenas no interior, onde o para-lama se encontra com o capô, deve ter o número de identificação do veículo gravado. A ausência desse número pode ser um sinal de que o mesmo foi substituído.

  4. As mangueiras e as correias não devem ter rachaduras. No caso delas apresentarem rachaduras, a mangueira do radiador não deve ter uma consistência macia.

  5. Inspecione o interior do veículo. Verifique se há furos, rasgos ou manchas nos bancos e no estofado do carro.

  6. Verifique se o ar condicionado está funcionando bem. Ligue o ar para ver se ele funciona, e como funciona.

  7. Verifique a quilometragem indicada no velocímetro. Isto é importante, pois a quilometragem indica a idade do automóvel. Em média, um carro roda entre 15.000 a 25.000 km por ano, no entanto, isso depende de muitos fatores. Lembre-se, tempo e quilometragem diminuem o valor de um veículo. Comprar um carro de 10 anos com uma quilometragem muito baixa não é necessariamente uma boa compra.

  8. Teste o carro antes de tomar uma decisão final. Esta é talvez uma das melhores maneiras de verificar o estado do automóvel. Portanto, um comprador deve fazer todo o esforço para fazer um test-drive antes de finalizar a compra.

  9. Informe-se sobre a história do carro, a qual deve lhe dar algumas informações sobre o desempenho, reparos e problemas do mesmo. Idealmente, o atual proprietário manteve um registro de todas as vezes que o veículo precisou de manutenção e deve estar disposto a mostrar-lhe essa informação. Alguns veículos não tem registros de manutenção, se eles tiveram a manutenção feita em casa. A princípio, isto não é problema algum, desde que eles possam provar que o carro teve uma manutenção adequada. Há casos em que automóveis usados são vendidos por causa de acidentes ou experiências negativas.

  10. Certifique-se de verificar os freios, pisando sobre eles fundo o suficiente para desacelerar rapidamente, mas não o suficiente para derrapar. Tente fazer isso dirigindo a cerca de 50 km/h em uma área sem tráfego. Você não deve sentir nenhuma vibração no pedal do freio, ou ouvir qualquer ruído metálico ou estranho. Freios que vibram indicam que precisam ter os rotores substituídos e pastilhas novas instaladas. Se, ao frear, o veículo puxar para um dos lados, pode ser que a pinças de freio estejam ruins ou que haja problemas com a suspensão e/ou componentes da direção.

  11. Inspecione o motor para qualquer tipo de vazamento ou corrosão. No bloco do motor, procure por manchas escuras de óleo; isto irá indicar que existe um vazamento em alguma junta, e pode, eventualmente, levar a uma reparação dispendiosa no futuro. Verifique o fluido de freio e o reservatório para ter certeza de que não estão vazando. As correias devem ter boa aparência (ou seja, sem fissuras ou sinais de ressecamento). Correias velhas podem arrebentar, e se você não souber como substituí-las, o preço do material mais a mão de obra podem sair caro, dependendo de qual correia precise ser trocada.

  12. Retire a tampa do compartimento do óleo. Um resíduo de espuma no interior indica um vazamento no cabeçote da gaxeta. O melhor a fazer, nesse caso, é esquecer este carro. Verifique o estado do líquido de refrigeração no reservatório; um líquido de refrigeração sujo e de cor escura significa que ele nunca foi trocado, e, muitas vezes, isso significa um vazamento na gaxeta.

  13. Puxe a vareta do líquido de transmissão; líquido deve ser rosa ou vermelho. Em um carro antigo, o líquido pode ser escuro, mas não deve ter um cheiro ou uma aparência de queimado. O recipiente do líquido também deve estar cheio (verifique o nível com o motor ligado).

  14. A correia de distribuição é a correia mais importante do motor, e é, também, a mais cara de ser substituida. Se o carro for equipado com uma corrente de distribuição de aço, você não terá que se preocupar com isso. Uma correia de distribuição deve ser trocada cerca de a cada 90.000 km, dependendo do fabricante.

  15. O desgaste nos pneus deve ser uniforme e cada par de pneus deve ser igual. Verifique se há desgastes irregulares nos sulcos dos pneus (alinhamento ruim). Um mau alinhamento pode ser causado pelo desgaste dos componentes da direção/suspensão, buracos na estrada ou danos no chassi. Verifique também o estepe e compare os sulcos do estepe com o dos outros pneus.

  16. Nunca compre um carro com chassi danificado. Verifique o agregado (peça que liga os para-lamas dianteiros e segura a parte superior do radiador). Ele não deve ser soldado nas laterais, e sim aparafusado. Inspecione os cabeçotes dos parafusos na parte superior dos para-lamas no interior do capô; arranhões indicam que os para-lamas foram substituídos ou realinhados (depois de um acidente). Procure por soldas no interior do batente da porta.

  17. Se for possível, tente colocar-se debaixo do carro quando ele estiver num elevador hidráulico e inspecione o sistema de escapamento ou qualquer outra ferrugem. Verifique se há pontos escuros no sistema de escapamento, pois isso pode indicar vazamento. Este também é um bom momento para inspecionar danos na parte inferior do chassi.

  18. Se você não tiver conhecimento de mecânica, uma boa ideia seria levar um amigo de confiança que entenda do assunto para verificar o automóvel. Na falta de um amigo de confiança que seja capaz de fazer isso, você pode pagar um mecânico para realizar a inspeção do carro. Certifique-se de que este mecânico tenha boas referências para que você não seja enganado(a) e acabe fazendo uma compra ruim.

  19. Não concorde imediatamente em pagar o preço anunciado. Um carro usado é um item negociável, e como tal, você deve fazer o possível para conseguir um desconto. O vendedor comprou este carro a um preço baixo, e o que ele deseja é vendê-lo por um preço muito mais alto, porém, com a noção de que ele terá que, possivelmente, baixar o preço. Dependendo da qualidade do veículo, sinta-se à vontade para fazer a sua oferta. Certifique-se de que seja uma oferta razoável. Se o vendedor estiver pedindo R$ 15.000, não ofereça R$ 10.000. Isto seria meramente um insulto. Se o preço for de R$ 10.000, tente conseguir um desconto de R$ 1.500. No entanto, seja qual for o preço, não gaste mais do que você realmente possa pagar. Tente comprar um veículo que satisfaça tanto as suas necessidades quanto a realidade do seu bolso. A maioria das pessoas tende a comprar automóveis cujos valores vão além do que elas realmente podem pagar. Lembre-se, não importa quão bom seja o estado do carro hoje, ele vai exigir manutenção no futuro. Tire vantagem das partes do carro que não sejam muito lisonjeiras. Se ele não for da cor que você esteja procurando, diga ao vendedor "Eu gostei muito do carro, mas não gosto da cor verde, e essa é a única coisa que me impede de comprá-lo". O vendedor verá que você realmente gostou do automóvel e encontrará alguma maneira de fazer você comprá-lo.

  20. Se você estiver comprando de um vendedor privado, pode ser útil para a negociação de preços levar papel, caneta e telefone celular com você. Ao realizar a sua inspeção, não se esqueça de anotar todos os itens que estão danificados ou que precisam ser substituídos. Depois de ter feito uma lista do que você acredita que o carro vai exigir, telefone para lojas de autopeças e verifique os preços e disponibilidade das peças de reposição. Uma vez que você saiba o quanto vai custar para deixar o automóvel em ordem, você pode tomar uma decisão sobre o que você gostaria de pagar, bem como conseguir que o vendedor reduza o preço de venda. Tenha cuidado ao fazer isso, já que alguns vendedores podem não gostar dessa sua atitude e decidir não lhe vender o carro.

Dicas

  • Serviços de consulta veicular não custam caro e podem conter informações muito valiosas. Não é necessário ler o relatório minuciosamente! Os itens mais importantes são: acidentes e discrepâncias no velocímetro. Se você estiver negociando um carro em uma concessionária, peça que eles lhe forneçam um relatório completo do histórico do veículo.
  • Comprar um carro em uma concessionária que tenha um centro de serviços é a melhor maneira de garantir a satisfação em longo prazo. Ao comprar de um revendedor particular, leve um mecânico para inspecionar o veículo!
  • Carros certificados custam um pouco mais, porém têm algumas seguranças e geralmente uma garantia.
  • Compare a condição do interior do carro com a leitura do velocímetro. Um carro que supostamente rodou 15.000 km provavelmente não terá o assento do motorista com a aparência de que foi espancado (várias vezes) com um amaciador de carne. Assentos excessivamente desgastados em conjunto com baixa quilometragem podem ser um indício de que o velocímetro foi adulterado.
  • Cuidado com mau odor no interior. Pode ser muito difícil e caro remover um cheiro estranho de um veículo usado.
  • Use uma fonte independente para determinar o valor do automóvel que você deseja comprar. Os preços em outras concessionárias são muito semelhantes ou há uma diferença inexplicável de preços?
  • Pesquise em revistas especializadas a reputação geral do carro. Contudo, não pague um preço alto somente pela boa reputação. A condição em que o veículo se encontra é muito mais importante.

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