Trânsito Escola - Uma empresa de Sussex desenvolveu um assento de carro pioneiro que casulos um bebê em um escudo protetor se ele está envolvido em um acidente.
O 'Carkoon', como é conhecido, também protege contra os incêndios e detritos e pode estar disponível no próximo ano.
O vídeo demonstra que as atuais cadeirinhas não protegem satisfatoriamente o bebê em caso de colisão ou choque veicular.
A simulação demonstra um acidente automobilístico a uma velocidade de 50 km/h. O bebê é projetado para frente, como podem ver na imagem acima.
Acima se vê a hiperextensão da coluna cervical (pescoço) do bebê, que pode causar lesão na coluna ou rompimento da medula espinhal, ou seja, a morte do bebê.
Na mesma sequência (foto acima) do evento, o bebê poderá ter luxação na articulação escápulo-umeral (o osso do braço, úmero, perde contato com a escápula, que fica localizada nas costas, lateralmente).
Os idealizadores do assento com airbag dizem que esta cadeirinha evitaria tais lesões nos bebês.
Assista ao vídeo (clique aqui)
Lembrando que é de suma importância o uso de cadeirinha, mesmo que o vídeo e fotos demonstrem que as atuais cadeirinha não são tão eficientes. A lei brasileira sobre uso de cadeirinhas para bebê multa o condutor que não transporte bebês e crianças nas cadeirinhas conforme a idade. A infração é gravíssima.
Mesmo que o vídeo demonstre que as atuais cadeirinhas não sejam tão eficientes vale lembrar que sem elas as crianças e adolescentes correm riscos maiores de vida. As atuais cadeirinhas ou bebê conforto já salvaram inúmeras vidas. Mas o mais importante é que o condutor (a) tenha prudência ao dirigir. Não adianta tecnologia se o ser humano age imprudentemente.