Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Batalhão de Trânsito tira de circulação 238 ciclomotores

A quantidade excessiva de menores conduzindo motos de 50 cilindradas, as populares “cinquentinhas”, vem preocupando os órgãos fiscalizadores e os usuários do trânsito de Arapiraca.

Consideradas econômicas e fáceis de serem adquiridas, as cinquentinhas viraram moda em Arapiraca e, como consequência disso, diversas irregularidades são frequentemente observadas na cidade, a exemplo de veículos que não respeitam quaisquer tipos de sinalização, grande número de acidentes, menores pilotando ciclomotores, falta de documentação de porte obrigatório, entre outras infrações.

Para evitar esses abusos e atuar de forma preventiva acerca do uso inadequado desses veículos, policiais do 3° Batalhão Militar já lavrou, entre os meses de janeiro e outubro deste ano, 238 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s), em Arapiraca e outros municípios do Agreste alagoano.

Ainda de acordo com a polícia, a maior parte das motonetas estavam sendo conduzidas por crianças e adolescentes. Os veículos foram apreendidos e conduzidos ao pátio do 3°Batalhão.

O diretor de Processamento e Emissão de Notificações, Sávio Marconi Lúcio, afirma que há lei que regulamenta o emplacamento de ciclomotores.

Sávio Lúcio disse que o problema dos ciclomotores não é somente de Arapiraca, mas uma preocupação das autoridades de todo o país.

Segundo ele, a Lei 9503/97 do Código de Trânsito Brasileiro atribui aos municípios a fiscalização e emplacamento destes ciclomotores, mas todos os outros veículos são emplacados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL).

O diretor adiantou que a SMTT formalizou, no início deste ano, um novo convênio com o Detran, com uma cláusula que dá atribuições ao departamento, por meio da 5ª Ciretran de Arapiraca, o emplacamento das chamadas cinquentinhas.

Sávio Lúcio informou ainda que, para a regularização destes veículos, é necessário que haja a criação de uma lei municipal que será apresentada na Câmara Municipal, através do Poder Executivo, por intermédio do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT).

“Acredito que o projeto de lei deve ser enviado a partir da aprovação desta lei, para que a SMTT possa fiscalizar e punir os que estiverem trafegando de forma irregular”, completou ele.

Batalhão de Trânsito já tirou de circulação 238 cinquentinhas irregulares - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas


Trânsito Escola – Para condução de ciclomotor é preciso fazer as aulas teóricas e prática de direção e se aprovar em ambas.

Antes era permitido por lei a condução de menor de dezoito anos, que se exige para obtenção de habilitação terrestre, com autorização dos pais. Era a resolução do CONTRAN n° 50 que permitia. Contudo ela foi revogada e só é mais permitido obter a ACC (Autorização de Condução de Ciclomotores) com o processo de habilitação para qualquer categoria. Exames médicos, aulas e provas.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.