Pesquisar este blog

sábado, 27 de outubro de 2012

Tecnologia verificará condições dos sinais horizontais

Em Goiás, um aparelhinho promete mais segurança para pedestres e motoristas.

Em um trecho, o motorista vê de longe a sinalização no asfalto. Bem diferente de outra rodovia. A marca no chão que proíbe a ultrapassagem está apagada. Aos poucos o sinal do pneu está ficando mais forte do que a faixa do acostamento.

Dirigir à noite é mais perigoso, por isso a importância das faixas, que na GO-244, no norte de Goiás, desapareceram entre tantos buracos.

“Tem que passar pela contramão. Você bate um pneu, corta pneu que custa R$ 1,6 mil, o prejuízo é grande”, diz o caminhoneiro Joviano Gonçalves Fagundes.

As faixas de trânsito na pista precisam estar visíveis até debaixo de chuva. A equipe do Bom Dia Brasil usou um aparelho que simula o farol do carro e permite avaliar se a tinta aplicada na faixa de trânsito esta de acordo com as normas brasileiras para a sinalização no asfalto. Ele é mais exigente que o olho humano. É capaz de reprovar uma faixa que ainda não desapareceu totalmente.

O aparelho é usado em Goiás para avaliar o trabalho das empresas contratadas para pintar o asfalto. Ele identifica a quantidade de partículas de vidro misturadas na tinta. Refletidas pela luz, essas partículas brilham. Quando estão em menor número no asfalto, é sinal de que a pista precisa de uma nova pintura.

Em um trecho, as marcas não passaram no teste. “Significa que pelo tempo de aplicação dessa tinta de sinalização, o equipamento mostra que ele já está um tanto desgastada”, explica Renato Sobrinho, técnico em segurança rodoviária.

A agência de obras do estado informou que vai passar uma nova camada de tinta, que tem vida útil de dois anos.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.