O Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, destacou nesta quarta-feira (19/09), na abertura da 16ª edição Check-Up de Motos, em Brasília (DF), a importância do evento para prevenir os motociclistas sobre a importância de rodar com segurança e os riscos no trânsito.
“Em meia década o número de motocicletas aumentou e o os acidentes crescem de maneira assustadora. Por isso, a responsabilidade do Denatran, em criar eventos como esse, para mostrar as questões necessárias de segurança das motos”, afirmou ele, que representou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
Promovido pelo Ministério das Cidades em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o Check-Up de Motos faz parte das ações do ministério na Semana Nacional de Trânsito, que acontece até o próximo dia 25. Também foram entregues, no local, as cartilhas “Motociclistas Conscientes”, com dicas de educação no trânsito.
No discurso, Arcoverde afirmou, ainda, que com o crescente número da frota de motos no país, atualmente quase 20 milhões, ações como essa são fundamentais para preservar vidas no trânsito. Ele lembrou a recente regulamentação do curso de especialização para motofrentistas e mototaxistas, que prevê o aumento das medidas de proteção e dicas em vias de circulação. “No curso são abordados temas de fundamental importância para a segurança no trânsito”, disse.
Por fim, o diretor do Denatran reforçou a importância do check-up de motos e explicou que o bom estado de conservação dos itens de segurança está diretamente ligado a diminuição de acidentes. “Peço que aproveitem esse evento para absorver o maior número de informações possíveis e depois disso possam exercer o papel ativo na educação no trânsito”, observou.
O presidente da (Abraciclo), Marcos Zaven Fernanian, explicou que a moto é considerada o mais importante componente da estrutura de transporte no país. “É o principal veículo de inclusão social, mais acessível e de manutenção econômica. As motos são consideradas adequadas a quem busca sua primeira oportunidade de locomoção própria, em localidades em que isso é imprescindível”, explanou.
Os motociclistas que visitarem a 16ª edição Check-Up de Motos terão 21 itens do seu veículo analisados, como a parte elétrica, níveis de folga nos pedais, e desgaste dos pneus, que passarão pelo crivo de especialistas. Enquanto é feita a revisão, os motociclistas assistem a vídeos de educação no trânsito, saboreiam lanches, ganham brindes (troca de óleo e um kit da Abraciclo) e participam de sorteios de capacetes, pneus, kit de transmissão, mochilas, capa de chuva, jaquetas de marca, dentre outros.
Para o visitante não sair apenas com o aprendizado teórico, um simulador coloca o motociclista em situações repentinas no trânsito: uma criança que atravessa a rua em busca de uma bola, um pedestre na faixa, a porta do carro que abre em um momento inapropriado.
Karine Sousa
ASSESSORIA DE COMUNCIAÇÃO SOCIAL DO MINISTÉRIO DAS CIDADES