Com o advento no novo Código de Trânsito Brasileiro evidenciou-se a importância da participação do psicólogo no processo de habilitação de motoristas, passando-se a exigir dos profissionais da área a participação em cursos de capacitação, para obtenção do título de Psicólogo responsável pela avaliação psicológica e perito examinador do trânsito, oferecido por Universidade reconhecida pelo MEC. A Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC.Goiás, então a única
instituição a oferecer o curso de Psicologiano Estado de Goiás e responsável pela formação da grande maioria, se não da quase totalidade dos profissionais que atuam nesta área, neste Estado, ofereceu esta qualificação, por meio de convênio com a COPSTRAN, Cooperativa dos Psicólogos Credenciados do Detran, em Goiânia. Outras instituições também ofereceram o curso, principalmente para profissionais que ainda não atuavam nesta área.
Atualmente, centenas de psicólogos detêm o título e atuam, ou pretendem atuar, na área de avaliação psicológica, como credenciados do DETRAN-GO para o exame psicotécnico dos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, sendo que a Resolução 267/2008, do CONTRAN, estabelece como exigência para o credenciamento, a partir de 2013, a Especialização em Psicologia do Trânsito, reconhecida pelo CFP. A implantação das mudanças nesta área de grande importância social abre novas perspectivas de trabalho para psicólogos, exigindo daqueles que pretendem trilhar este caminho uma preparação mais aprofundada.
Objetivos.
Objetivo Geral:
Qualificar e titular como especialista o profissional psicólogo atuante na área da Psicologia do Trânsito, nas atividades de avaliação psicológica de condutores, bem como proporcionar-lhe uma iniciação à pesquisa e docência universitária.
Objetivos Específicos:
- Qualificar o Psicólogo do Trânsito a realizar os procedimentos técnicos de:
-
Entrevista clínica;
-
Confecção de laudos padronizados de acordo com as instruções do DETRAN e laudos periciais para processos judiciais.
Aplicação das técnicas de avaliação psicométrica nas áreas:
-
cognitiva;
-
traços de personalidade;
-
habilidades perceptivo-motoras e capacidade de atenção
-
identificação, acompanhamento e prognóstico do candidato ou condutor que apresenta incapacidade psicológica temporária por enfermidade, estado de estresse ou dependência de drogas.
- Subsidiar o Psicólogo do Trânsito com noções básicas de metodologia de pesquisa científica que o permitam atualizar-se e produzir saber nesta área.
- Propiciar conhecimento das outras áreas técnico-científicas envolvidas na área do trânsito: Psicologia Social, Legislação de Trânsito, Engenharia do Trânsito, Medicina do Tráfego e Educação para o Trânsito, Ética e Cidadania e Meio Ambiente.
- Iniciar o profissional psicólogo da área de trânsito na docência universitária, visando principalmente à formação de professores para esta área específica da psicologia, cuja presença torna-se obrigatória nos curriculares escolares, desde o ensino fundamental até o ensino superior.
Justificativas:
O 1º Fórum Nacional de Psicologia do Trânsito, realizado em novembro de 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia, em Brasília – DF, aprovou tese a ser encaminhada ao Departamento Nacional de Trânsito, estabelecendo como exigência mínima para credenciamento o título de Especialista em Psicologia do Trânsito. Tal tese vigorará, a partir de 2013, na forma de Resolução do CONTRAN.
O motorista é responsável pela quase totalidade dos acidentes de trânsito, o que gera, eventualmente, a necessidade de perícia psicológica nos processos administrativos e/ou judiciais, sejam de caráter cível, sejam de caráter penal, a fim de se determinar as condições do condutor no momento do acidente, abrindo-se uma nova frente de trabalho para esses profissionais e uma nova forma de participação da ciência psicológica no mundo moderno.
De forma crescente, os órgãos estaduais de trânsito em exigindo dos Psicólogos Peritos a participação em cursos de atualização em diferentes técnicas, notadamente o PMK – Psicodiagnóstico Mio-Cinético de Mira y López, teste internacionalmente reconhecido na área de avaliação psicológica de motoristas.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO
Local, dias da semana e horários de funcionamento:
Local:
Endereço: Rua 52, 427, Jardim Goiás – Goiânia – Goiás.
Dias da semana: Sexta-feira, Sábado e Domingo.
Horário de funcionamento: Módulos quinzenais / mensais:
Sexta-Feira: 17:00 - 22:00h;
Sábado: 7:00 - 12:00h; 14:00-19:00h;
Domingo: 8:00-13:00h
Público alvo
Portadores de diplomas na área dePsicologia.
