Motoristas e cobradores de ônibus de Belém aprovaram, ontem, na primeira assembleia da data base da categoria, um aumento de 20% nos salá-
rios. A pauta de reivindicações foi aprovada por
unanimidade pelos trabalhadores, que lotaram uma das salas do Centro de Formação dos Rodoviários, na travessa Vileta. A data base dos rodoviários é maio.
A pauta, que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Pará vai enviar aos empresários, inclui ainda, entre seus principais itens econômicos e sociais, o aumento de 100% nas horas extras, aumento de R$ 135 mil para R$ 200 mil o auxílio clínica, aumento do tíquete alimentação de R$ 310 para R$ 450, participação nos lucros e resultados (ainda não foi definido um percentual), contratação de 20% de mulheres e a criação da autoescola do sindicato, para qualificação dos empregados.
“Essas reivindicações ainda serão enviadas por escrito ao Setransbel (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém) e vamos agendar uma reunião para dar início às negociações”, explicou o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Edilberto Robson.
O presidente do Sindicato, Altair Brandão, diz que as negociações ainda estão no início e afasta, por enquanto, uma possível greve. “Há dois anos, Belém não sofre com a greve de ônibus, fizemos apenas paralisações rápidas. A nossa intenção nunca é prejudicar a população, só queremos melhores condições de trabalho”.
Para o Setransbel, a greve também não deve ser discutida. “Não tem clima de animosidade entre a categoria e os patrões, já estamos há dois anos sem greve. As discussões têm sido boas a cada ano”, diz o assessor técnico do Sindicato, Delcio Farias. O Setransbel ainda não fala sobre aumento de tarifa de ônibus. De acordo com o assessor, o aumento de passagem só pode ser discutido após a negociação com os rodoviários. “Primeiro a gente resolve o reajuste da categoria, depois conversamos sobre passagem, provavelmente em abril a gente já discute isso”.
Para o diretor de transporte da Companhia de Transportes de Belém (CTBel), ainda está muito cedo para se falar em reajuste de tarifa. “Na companhia isso ainda não foi discutido, acredito que só veremos isso no final do semestre”. (Diário do Pará)
Diário do Pará - Par・| Rodovi疵ios querem 20% de reajuste salarial
Trânsito Escola comentários:
É de saber que as empresas que exploram o transporte público no Brasil não atendem as necessidades do povo brasileiro. Como gados, os brasileiros são transportados em precários ônibus onde a escassez ou falta de manutenção é visível. Pior é saber que as prefeituras locais ainda permitem que tais empresas continuem explorando o serviço público de transporte coletivo. Aplicam-se multas, mas ainda assim se vê precariedade no transporte seja má conservação dos ônibus ou/e escassez de linhas que atendam as necessidades do povo brasileiro.
No Brasil, o transporte público é cruel, desumano, antidemocrático, prejudicial a saúde humana e a economia brasileira.