O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/PE) inicia hoje a vistoria em táxis licenciados pelas prefeituras de Olinda e Recife que irão passar por mudança de tarifa. Os táxis de Olinda começam a ser verificados desta segunda-feira até o dia dois de março. Já os taxistas do Recife devem comparecer a partir do dia 12 de março e encerra até 11 de abril.
O objetivo é fiscalizar os taxímetros por conta da mudança de tarifas, de acordo com reajuste cedido pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte do Recife (CMTT), no dia 30 de janeiro.
Os proprietários de táxis de Olinda devem comparecer no horário de 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, no estacionamento do Parque Mirabilândia, que fica avenida Agamenon Magalhães, s/n, sítio Novo, Olinda .
Já os que pertencem à praça do Recife devem comparecer no horário de 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, na avenida Caxangá, 2200 (no Parque de Exposições do Cordeiro, sendo o acesso pela Rua Monsenhor Fabrício).
Os proprietários devem estar munidos dos seguintes documentos: Certificado original (1ª via) da última verificação, juntamente com o veículo; CRLV e termo de permissão da prefeitura (atualizado). Há também casos especiais que merecem atenção na hora da verificação: 1)Os veículos de empresa deverão apresentar os documentos exigidos e o CNPJ (original e cópia); 2) Os Táxis Especiais deverão atender as mesmas exigências deste edital; 3) Os proprietários cujos taxis encontrem-se na oficina para reparos mecânicos deverão comparecer à sede do IPEM-PE na data abaixo indicada na tabela, de acordo com a sua terminação, munidos dos documentos exigidos, para agendar a vistoria.
Após a vistoria e concluída a fase de expedição da ordem para a abertura do taxímetro, os taxistas deverão comparecer à sede do Ipem na data agendada, apresentando a Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada para a verificação do instrumento.
Os taxistas devem estar atentos ao cronograma estabelecido no edital de convocação. Quem não comparecer pode receber infração e possíveis penalidades. Para tirar dúvidas, fazer reclamações ou denúncias, a Ouvidoria do Ipem atende pelo telefone 0800 081 1526.
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20120227081223&assunto=62&onde=VidaUrbana